Cotidiano

Ministério da Justiça suspende exibição de filme de Gentili e Porchat; Globo diz que não acatará


O Ministério da Justiça determinou, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor, a remoção do filme “Como se tornar o pior aluno da escola” de plataformas de streaming.

O despacho, publicado nesta terça-feira (15) no Diário Oficial da União, impõe multa de R$ 50 mil caso “a disponibilização, exibição e oferta” do filme não sejam interrompidas em até cinco dias, “tendo em vista a necessária proteção à criança e ao adolescente consumerista”, diz o documento, assinado pela diretora do Departamento de Proteção e de Defesa do Consumidor, Lilian Brandão.

Foram citadas as plataformas e empresas Netflix, Globoplay, Telecine, Youtube, Apple e Amazon.

O longa de 2017, criado por Danilo Gentili e que conta com participação de Fábio Porchat, foi acusado de mostrar uma apologia à pedofilia.

A cena que gerou as críticas mostra quando o inspetor, vivido por Porchat, sugere um ato sexual por parte dos garotos.

GLOBO DIZ QUE NÃO ACATARÁ

A determinação do Ministério da Justiça e da Segurança Pública de suspender a exibição do filme “Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola” não será cumprida pelo Grupo Globo. A emissora alega censura na decisão do governo publicada nesta terça-feira (15) no Diário Oficial da União. A obra está disponível nos serviços de streaming da Globo.

Em comunicado enviado à coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, a emissora relatou que considera “às críticas de indivíduos e famílias que consideraram inadequados ou de mau gosto trechos” do filme. No entanto, “a decisão administrativa do ministério da Justiça de mandar suspender a sua disponibilização é censura”.

“A decisão ofende o princípio da liberdade de expressão, é inconstitucional e, portanto, não pode ser cumprida”, afirma ainda a nota.

Deixe seu comentário