Pernambuco

Bares são flagrados furtando energia elétrica suficiente para abastecer 670 casas por 30 dias, diz Neoenergia

Dois bares foram flagrados furtando energia elétrica em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, em uma operação realizada pela Neoenergia Pernambuco junto com Polícia Militar, Vigilância Sanitária, Controle Ambiental, Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros. A Operação Sossego ocorreu na noite do sábado e foi divulgada nesta terça-feira (15).

De acordo com a Neoenergia, no primeiro bar, o Arena Sotave, no bairro de Jardim Prazeres, foram encontradas três ligações clandestinas. No segundo bar, o Espetinho Cerveja e Cia, no bairro de Piedade, foi identificado um desvio de energia, ainda segundo a concessionária.

Juntos, os dois estabelecimentos desviaram aproximadamente 100.000 kWh, quantidade de energia suficiente para abastecer 670 residências por 30 dias, informou a Neoenergia. Os responsáveis pelos bares foram conduzidos a uma delegacia por furto de energia.

O g1 procurou a Polícia Civil para saber quais os procedimentos legais realizados com os responsáveis pelos estabelecimentos, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem. Além disso, tenta estabelecer contato com os bares citados pela Neonergia.

Durante a operação, também foi identificado que o Bar Nevada Prime, no bairro de Prazeres, estava com religação à revelia ou autorreligação, procedimento realizado diretamente na unidade consumidora, sem a solicitação na empresa, gerando leituras e consequentemente as faturas mensais irregulares. Após a fiscalização, o estabelecimento negociou o débito e a situação foi regularizada.

Por meio de nota, a Neoenergia informou que os estabelecimentos serão autuados por fraude pela distribuidora, com expectativa de recuperação da energia, e lembrou que, todas as vezes em que ocorre o furto de energia, a conta dessas pessoas é paga pelos demais clientes, segundo a norma da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Ainda no texto, a empresa afirmou, também, que as pessoas podem denunciar o desvio de energia, sem a necessidade de identificação, por meio do telefone 116.

Deixe seu comentário