Notícias

Profissionais LGBTQIA+ temem preconceito e buscam segurança no ambiente de trabalho, diz pesquisa

O medo do preconceito, da violência e de ter a carreira prejudicada de alguma forma ainda faz com que muitos profissionais LGBTQIA+ escondam sua orientação sexual no local de trabalho. Não é raro lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queers, intersexuais e assexuais se depararem diretamente com a homofobia no ambiente profissional.

Uma pesquisa da consultoria Mais Diversidade divulgada em junho deste ano ouviu 2.168 pessoas LGBTQIA+ no Brasil e constatou que 1.520 delas, o equivalente a 70%, não se sentem seguras no ambiente de trabalho.

Pelo menos, 1.236 acreditam que a sexualidade atrapalha o crescimento profissional. Muitos (759) presenciaram casos de preconceito dentro das empresas, o que explica porque 434 disseram não falar sobre a própria sexualidade ou identidade de gênero no local onde trabalham.

De acordo com a psicóloga Rosana Freire, especialista em recrutamento, uma das formas de garantir um ambiente acolhedor no local de trabalho é entender os profissionais que compõem a equipe.

*Com informações do G1. 

Deixe seu comentário