Notícias

PoderData: confira nova pesquisa para a corrida presidencial

Pesquisa do PoderData, divulgada nesta quinta-feira (4), mostrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 43% das intenções de voto para o primeiro turno das eleições presidenciais, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), pré-candidato à reeleição, que marcou 35%.

Bolsonaro variou dois pontos percentuais para baixo em relação ao levantamento divulgado em 20 de julho, dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais. Lula manteve o patamar de 43% das intenções de voto. A diferença entre os dois candidatos é de oito pontos percentuais.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 43%
Jair Bolsonaro (PL) – 35% (-2 p.p)
Ciro Gomes (PDT) – 7% (+1 p.p)
Simone Tebet (MDB) – 4% (+1 p.p)
André Janones (Avante) – 2%
Felipe D’Ávila (Novo) – 1% (+1 p.p)
Eymael (DC) – 1% (+1 p.p)
Pablo Marçal (Pros) – 0% (-1 p.p)
Leonardo Péricles (UP) – 0%
Luciano Bivar (União Brasil) – 0%
Sofia Manzano (PCB) – 0%
Vera Lúcia (PSTU) – 0%
Brancos e Nulos – 4%
Não sabem – 2%

Lula x Bolsonaro no 2º turno

O PoderData também perguntou aos eleitores entrevistados em quem votariam em um eventual segundo turno entre Bolsonaro e Lula. A diferença entre os dois passou de 13 pontos percentuais para 10, em relação ao levantamento realizado na quinzena anterior. Veja:

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 50% (-1 p.p)
Jair Bolsonaro (PL) – 40% (+2 p.p)
Brancos e Nulos – 5%
Não sabem – 4%

O levantamento do PoderData, que contratou a própria pesquisa, ouviu 3,5 mil eleitores em 322 municípios das 27 unidades da federação entre os dias 31 de julho e 2 de agosto de 2022. As entrevistas foram feitas por telefone, para fixos e celulares. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. Foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08398/2022.

Deixe seu comentário