BrasilNotícias

Após fiasco no 1º turno, institutos de pesquisas lançam pesquisas no segundo turno; confira

O resultado das eleições nesse domingo (02/10) surpreendeu quem se fiava pelas pesquisas eleitorais, já que os institutos erraram por ampla margem a projeção de votos no presidente Jair Bolsonaro.

Os últimos levantamentos do Datafolha e do Ipec antes do pleito, divulgados no sábado, apontavam 14 pontos percentuais de diferença entre Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto que a apuração dos votos registrou diferença de cinco pontos percentuais.

No cenário do 2ª turno, três pesquisas já foram feitas e os números apresentados divergem:

Pesquisa Ipec (ex-Ibope) divulgada nessa quarta-feira (5), encomendada pela Globo, aponta que o ex-presidente Lula (PT) tem 51% das intenções de voto para o segundo turno, enquanto Jair Bolsonaro aparece com 43%. Nos votos válidos, o levantamento apontou que Lula tem 55%, e Bolsonaro, 45%. Foram entrevistadas 2.000 pessoas, entre segunda-feira (3) e quarta-feira (5), em 129 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02736/2022.

A pesquisa PoderData mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 48% das intenções de voto contra 44% de Jair Bolsonaro (PL) no 2º turno das eleições. Nos votos válidos, Lula da Silva (PT) apareceu com 52% das intenções de voto contra 48% de Jair Bolsonaro (PL). A pesquisa foi realizada pelo PoderData, com recursos do Poder360, por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 3.500 entrevistas em 301 municípios nas 27 unidades da Federação de 3 a 5 de outubro de 2022. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual para um intervalo de confiança de 95%. Registro no TSE: BR-08253/2022.

Já a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 48% das intenções de voto no segundo turno da disputa presidencial, enquanto Jair Bolsonaro (PL), atual presidente e candidato à reeleição, tem 41%. Em votos válidos, que excluem os branco, nulos e os indecisos, o levantamento mostra que Lula teria hoje 54%, enquanto Bolsonaro chegaria a 46%. A pesquisa foi realizada pela Quaest, com recursos do Banco Genial, por meio de entrevistas presenciais com 2.000 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-07940/2022.

ERROS

No Congresso Nacional, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) alcançou as 27 assinaturas necessárias para o requerimento de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Institutos de Pesquisa. O parlamentar pretende entregar o requerimento para o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) até esta quinta-feira (6/10).

“Nós temos grandes questionamentos quanto a isso [levantamentos dos institutos]. Eu, na minha campanha, tinha 5,5% dos votos, enquanto na pesquisa o outro concorrente tinha 44%. Eu fui eleito e ele não. Uma diferença enorme e todos nós sabemos que isso influencia e muito na decisão do voto na urna”, argumentou.

Segundo o parlamentar, muitos brasileiros, para não “perder o voto”, seguem o que indicam as pesquisas. “Nós estamos escutando muito que essas pesquisas são entregues de acordo com o que o cliente deseja”, relatou. Ao todo, 29 assinaturas de senadores foram recolhidas. Chama atenção que figura, dentre elas, o nome da candidata pelo União Brasil à presidência da República, Soraya Thronicke.

Deixe seu comentário