NotíciasSerra Talhada

Prefeitura de Serra Talhada promove dia D de vacinação antirrábica para cães e gatos

 

A campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos tem sequência em Serra Talhada. Neste sábado (22), será realizado o dia D de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde, das 08h às 13h.

O dia D será realizado na USF AABB/Várzea, USF Ipsep I, USF Cohab I, USF Mutirão, USF Cagep, USF Borborema, USF Vila Bela, USF Bom Jesus, USF Caxixola, USF Alto da Conceição, USF São Cristóvão e
USF Centro II.

A vacinação contra a doença também é realizada regularmente de segunda a sexta, no Centro de Zoonoses, localizado na BR-232, Km 426, no início da PE 418.

A doença

A raiva é uma zoonose (doença que passa dos animais ao homem e vice-versa) transmitida por um vírus mortal tanto para o homem como para o animal. Envolve o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução.

A transmissão da raiva ocorre quando os vírus da raiva existentes na saliva do animal infectado penetram no organismo através da pele ou de mucosas, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura.

Sintomas: dificuldade para engolir, salivação abundante, mudança de comportamento, mudança de hábitos alimentares e paralisia das patas traseiras.

Deixe seu comentário