Serra Talhada

Serra Talhada atinge meta da Busca Ativa Escolar

Município conseguiu garantir 491 crianças e adolescentes de volta à escola ou creche

O município de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, foi uma das cidades pernambucanas a atingir a meta da Busca Ativa Escolar (BAT), ferramenta desenvolvida pelo UNICEF, que visa apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. A divulgação foi feita pela Associação de Defesa da Educação, Saúde e Assistência Social (Asserte), que em Pernambuco é parceira da iniciativa.

O município atingiu a meta para a primeira medição do BAE em 2023. A estratégia é composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Por meio da Busca Ativa Escolar, os municípios têm dados concretos que possibilitam o planejamento, desenvolvimento e implementação de políticas públicas que contribuem para a garantia de direitos de meninas e meninos.

Todo o processo é acompanhado por uma ferramenta tecnológica, que funciona como um grande banco de dados que facilita a comunicação entre as áreas, armazena dados importantes sobre cada caso acompanhado e apoia na gestão das informações sobre a situação da criança e do adolescente no município.

“Em Serra Talhada, temos atuado firmemente na busca ativa daquelas crianças que estão em idade escolar. O município conseguiu garantir 491 crianças e adolescentes de volta à escola ou creche. Lugar de criança é no ambiente escolar, estudando e se preparando para o futuro. Esse é um dos resultados da nossa atuação na Educação. Vamos continuar investindo na infraestrutura, na valorização profissional e na identificação de quem precisa estar na escola, pois estamos preparando nossa cidade para um futuro muito mais promissor. Parabenizo a todas as equipes envolvidas das secretarias por este resultado”, afirmou a prefeita Márcia Conrado.

Deixe seu comentário