PolíticaSerra Talhada

Após afirmar que ‘conceito de democracia é relativo’, Lula faz elogios a ditadores

Hoje (29), foi um dia do qual falar no passado sobre a possibilidade de acontecer seria crime. Durante sua participação na abertura da 26ª edição do Foro de São Paulo, em Brasília, o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou seu reconhecimento aos líderes políticos Fidel Castro e Hugo Chávez, ao mesmo tempo em que revelou sentir orgulho de ser rotulado como comunista.

O petista ainda disse combater discursos de costumes e família:

“Aqui no Brasil, nós enfrentamos o discurso do costume, o discurso da família, o discurso do patriotismo. Ou seja, aqui nós enfrentamos o discurso que a gente aprendeu a historicamente combater”, disse Lula. “Eles nos acusam de comunistas achando que nós ficamos ofendidos com isso. Nós não ficamos ofendidos. Nós ficaríamos ofendidos se nos chamassem de nazista, de fascista, de terrorista. Mas de comunista, de socialista, nunca. Isso não nos ofende. Isso nos orgulha muitas vezes”

Mais cedo em entrevista, Lula voltou a defender a ditadura na Venezuela. Questionado sobre o porquê a ele e seu governo tem dificuldade de considerar que a Venezuela é uma ditadura, ele respondeu: “A Venezuela, ela tem mais eleições que o Brasil. O conceito de democracia é relativo para você e para mim. Eu gosto da democracia porque ela me fez chegar à Presidência da República pela terceira vez, e é por isso que gosto da democracia e a exerço em sua plenitude.”

Lula também informou que vai conversar com o ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, sobre a perseguição de seu regime a Igreja católica. “Temos um problema na Nicarágua. Vou conversar com o presidente, porque tenho relação para conversar, tem que resolver os problemas com a igreja. Mas cada país toca o seu destino”, disse.

Antes, no fim de maio, o petista já havia sido criticado por defender o presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

À época, o presidente afirmou que as acusações de que o país vive uma ditadura fazem parte de uma “narrativa”.

Deixe seu comentário