EsportesNotíciasSerra Talhada

Filho de Serra Talhada fatura título no Rally dos Sertões 2023 na categoria Carros

Na prova mais tradicional do rally brasileiro, teve um pernambucano voando baixo e fazendo bonito no último final de semana. Aliás, tiveram dois pernambucanos. Isso porque a dupla formada pelo piloto Bartolomeu Nunes e o navegador Luan Duarte faturaram o título do Rally dos Sertões 2023 na categoria Carros, na modalidade Pro-Brasil, destinada aos carros feitos no Brasil. Após o prólogo (etapa curta para definir a ordem de largada), oito etapas e 3.800 quilômetros de prova, a dupla pernambucana chegou em primeiro a bordo da sua Mitsubishi L200 Evolution, na prova que começou no dia 11, em Petrolina, e teve a sua chegada no dia 19 deste mês (sábado), na Praia do Preá, no Ceará.

E os pernambucanos foram além disso, conquistando um excelente resultado no quadro geral do Rally dos Sertões. Dos 43 carros inscritos, Bartolomeu e Luan ficaram na 11ª classificação geral, provando o excelente desempenho da dupla, já que há categorias com carros mais “potentes”. Por exemplo, em modalidades como a T1-FIA, os carros chegam a custar R$ 5 milhões. Segundo Bartolomeu, na Pro-Brasil, os veículos custam cerca de R$ 350 mil. Uma “quase” pechincha, não?

Mesmo com o título, engana-se quem pensa que a dupla não sofreu com os perrengues nesta edição do Rally dos Sertões. “Esse ano foi uma das edições mais duras que a gente já teve. Apesar de ser uma prova de velocidade e não de regularidade, nossa estratégia foi conseguir terminar cada etapa dentro do limite de tempo e ter uma regularidade. Pisamos fundo, mas obedecendo bem uma estratégia. Mesmo assim, estouramos dois pneus. Tivemos que andar 6km com um pneu estourado”, relatou o piloto Bartolomeu, em conversa com a reportagem do Diario de Pernambuco, na última terça-feira (23).

Aos 65 anos, o empresário pernambucano Bartolomeu Nunes é natural de Serra Talhada e começou no automobilismo em 2002, participando de trilhas e provas indoor, mais curtas. Em 2010, começou a disputar o Rally dos Sertões, completando 14 edições neste ano. O experiente piloto conta que superou uma espécie de “trauma” da prova do ano passado, que contou com uma edição especial de 30 anos, contando com 7.300km e 15 dias de prova. “Estávamos na liderança, mas estouramos o motor e caímos. Fizemos uma prova de recuperação e quando estávamos perto da briga pelo primeiro lugar, estouramos o segundo motor e ficamos fora. Foi uma frustração”, comentou Bartolomeu, que retornou ao aconchego do seu lar na última segunda-feira (21), desta vez com motivos de sobra para comemorar.

Do DP Esportes

Deixe seu comentário