II Mostra de Cinema Indigéna agita Serra Talhada e Triunfo nesta semana
A Mostra de Cinema indígena será realizada nas cidades de Triunfo e Serra Talhada entre os dias 29 e 30 de novembro através de uma parceria entre o grupo de estudos e pesquisas MACONDO, a UFRPE e o SESC. As exibições têm início no auditório Atikum, na Unidade Acadêmica de Serra Talhada, no dia 29 e Cineteatro Guarany no dia seguinte. Após as exibições haverá uma sessão de debate com os realizadores.
Durante os dois dias de evento os participantes terão a oportunidade de entrar em contato com a produção cinematográfica indígena e dialogar com seus realizadores. As instituições parceiras acreditam que atividades desta natureza podem transformar realidades e percepções de mundo. Os organizadores salientam a chance de povoar a sociedade não-indígena com olhares, saberes, sons e imaginários da mata, por meio de uma arte que vai além do entretenimento.
Paula Santana, coordenadora do evento, afirma que a mostra representa para a UFRPE uma valorização dos saberes e conhecimentos tradicionais dos povos e comunidades indígenas. “a III Mostra de Cinema Indígena da UAST/UFRPE marca um momento de coroação da efetivação de uma política pública para inserção a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no ensino superior e concomitantemente com desdobramento na educação básica”, destaca.
Ela ressalta ainda que a Mostra é sedimentação desta política, mas também da extensão e do ensino, pois possibilita que os estudantes tenham acesso a questões indígenas, conheçam um pouco o debate em torno do seu próprio território, do nosso território, visto que boa parte das cidades nossa região foram fundadas em território indígena.
A III Mostra de cinema indígena é uma grande oportunidade para acessar produções que não possuem muitos incentivos para a circulação e, sobretudo, apresenta-se para o público como evento democrático de fruição e interação nos Sertões do Pajeú.
Programação
29/NOV [SERRA TALHADA]
Auditório Atikum da UFRPE-UAST
14h às 16h • Oficinas com Luiz Pankará e Graça Graúna
19h • Abertura oficial da III Mostra de Cinema Indígena com as falas dos representantes
do Sesc-Triunfo e da UAST-UFRPE e lançamento do site Conexão Pindorama.
19h30 • Exibição dos filmes e debate com realizadores.
30/NOV [TRIUNFO]
Espaço Cultural Fábrica de Criação Popular
14h às 16h • Oficinas com Luiz Pankará e Graça Graúna
Theatro Cinema Guarany
19h • Exibição dos filmes e debate com realizadores
20h30 • Coquetel de lançamento do livro “Fios do Tempo” de Graça Graúna
Filmes
A ciência dos ancestrais
Sinopse: Nesse documentário é apresentada a resistência dos
benzedores do Sertão do Pajeú pernambucano. Através dos conhecimentos ancestrais, os benzedeiros são guardiões de uma sabedoria passada de geração em geração pelo benzimento e medicina
natural. Com ênfase nas plantas do bioma caatinga, a população
busca sua cura.
Mulheres Fulni-ô: tecendo histórias
Sinopse: Documentário realizado durante o projeto cultural
“Expressão das Mulheres Fulni-ô”. O filme que retrata a memória e
as práticas do tecer com a palha do coqueiro ouricuri, símbolo da
língua Yaathe e de manutenção dos saberes do Povo Fulni-ô.
Otto (Série Primeiros Anos, Canal FUTURA)
Sinopse: Na Aldeia Pankararu, sertão de Pernambuco, vive Otto, de
5 anos. Afeto, tradição e coletividade são valores essenciais,
formandos troncos familiares e sociais onde a criança é cuidada
também pela comunidade.