EducaçãoSerra Talhada

Serra Talhada Recebe Reconhecimento Nacional por avanços na Alfabetização

O município de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, volta a ser destaque nacional nos seus avanços na Educação. Desta vez, reconhecido pelo Programa Educar para Valer nos avanços na alfabetização. A avaliação levou em consideração os resultados de leituras de texto sem fluência e com fluência. O maior destaque foi para os alunos do 2º ano, que alcançaram 67% de nível de satisfação. Em 2022, esse percentual tinha sido de 51%.

Vale destacar que, dentre todas as cidades pernambucanas, a única que figura na lista da avaliação com 60% de estudantes com níveis desejáveis. O programa Educar pra Valer atua, junto ao município, a fim de melhorar o rendimento e o desempenho dos alunos durante o período de vigência da iniciativa, por meio do desenvolvimento da gestão municipal. A atuação do programa consiste na promoção de cinco eixos básicos: Gestão da rede, Gestão pedagógica, Formação, Acompanhamento e Sustentabilidade.

Prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado comemorou o resultado da avaliação. “Em menos de uma semana, recebemos duas notícias super positivas na área de educação, que comprova que todo o esforço da comunidade escolar está valendo a pena. Tivemos um número recorde de medalhas na Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico e agora mais esta conquista, com Serra Talhada alcançando níveis satisfatórios na alfabetização. Tudo isso se deve a um time que está empenhado em fazer a educação valer a pena. Professores, merendeiras, coordenadores, entre tantas outros profissionais envolvidos nessa missão tão gratificante que é formar um cidadão”, afirmou a prefeita Márcia Conrado.

O secretário de Educação, Erivonaldo Alves, também comemora o resultado. “Isso é fruto de um trabalho em equipe, que envolve tantos os profissionais da Educação como também das famílias, que estão engajadas nesse processo de alfabetização. A educação de Serra Talhada está mais uma vez de parabéns pelo reconhecimento nacional”, frisou.

O Programa Educar pra Valer em parceria com a Fundação Lemann tem como propósito prestar assessoria técnica gratuita aos municípios partícipes para apoiá-los na implementação de boas práticas de gestão, consiste no apoio técnico a alguns municípios brasileiros com graves problemas educacionais que queiram se comprometer com medidas de gestão educacional e pedagógica para garantir o ingresso, permanência e a excelência de aprendizagem das crianças nas escolas públicas. O programa foi elaborado pela Associação Bem Comum (ABC).

Deixe seu comentário