NotíciasPolíticaSerra Talhada

Márcia Conrado conquista Centro de Referência da Mulher para Serra Talhada durante agenda em Recife


A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), esteve cumprindo agenda em Recife, nesta sexta-feira (23), ao lado da Ministra da Mulher, Cida Gonçalves, e da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra. Na ocasião, feito o anúncio de mais um Centro de Referência da Mulher para o município.

Ao fazer o anúncio, a ministra Cida Gonçalves reforçou o compromisso do governo em investir em medidas de prevenção, reeducação e qualificação, visando à promoção da igualdade de gênero e à participação das mulheres nos espaços de poder. “Por ordem do presidente Lula nós vamos investir o que pudermos em prevenção, em reeducação, em formação, em qualificação, na questão da igualdade, porque nós só acreditamos que nós vamos ter um país democrático, um país justo, se nós tivermos um país que, de fato, as mulheres estejam nos espaços de poder”.

Durante a agenda, Márcia também participou da reunião para a instalação da Câmara Técnica de Políticas Públicas para as Mulheres do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), bem como da cerimônia de assinatura dos acordos de cooperação técnica para a construção de três unidades da Casa da Mulher Brasileira em Pernambuco, localizadas em Recife, Petrolina e Caruaru. O evento, realizado no Palácio do Campo das Princesas, reuniu representantes de toda a região.

A governadora Raquel Lyra aproveitou a oportunidade para expressar seu reconhecimento à atuação de Márcia em prol da população de Serra Talhada e à frente da Associação Municipalista de Pernambuco, destacando a conquista do Centro de Referência e a luta da prefeita. “Quero agradecer a Márcia, gestora e presidente da associação municipalista de Pernambuco, que tem cumprido o seu papel de maneira muito honrosa. Parabéns pela conquista e podem contar sempre com a gente”, afirmou.

“Mais uma vez o nosso presidente Lula presenteia Serra Talhada com mais um equipamento, um equipamento voltado para as mulheres do nosso município. Estou muito feliz com essa notícia. Vamos seguir assim, firmes e fortes, trabalhando com dignidade e acima de tudo atendendo a todas as necessidades da nossa população”, comemorou Márcia. O espaço, dedicado ao apoio e proteção das mulheres, surge como uma resposta direta às necessidades emergentes da comunidade local. A iniciativa deve fortalecer o suporte integral, jurídico, psicológico e social para mulheres em situação de vulnerabilidade.

Durante a reunião para a instalação da Câmara Temática de Políticas para Mulheres do Consórcio Nordeste, Raquel Lyra foi eleita para a coordenação política e a secretária da Mulher de Pernambuco, Mariana Melo, também presente, foi eleita coordenadora técnica. Também foi elevado o ranking de eixos prioritários para elaboração de um plano de trabalho nas áreas de gênero, racial, sustentabilidade, política do cuidado, fortalecimento da esfera pública, entre outros. As prioridades das ações serão elencadas a partir do diagnóstico sobre a situação atual das mulheres no Nordeste, por exemplo, considerando que a maioria da população do Nordeste é de mulheres, 52,8%; 53% chefiam os domicílios; a taxa de analfabetismo é de 10%, o dobro da média nacional, entre outros.

Além das autoridades mencionadas, o evento contou com a presença da secretária da Mulher de Serra Talhada, Vera Gama, das secretárias de mulheres do Nordeste brasileiro, senadoras e de deputados estaduais e federais, evidenciando o engajamento coletivo na promoção dos direitos femininos. Segundo os presentes, a agenda marcou o início de um trabalho conjunto para tornar os estados do Nordeste locais mais inclusivos, igualitários e felizes para as mulheres.

Deixe seu comentário