PernambucoPolícia

Polícia Civil de Pernambuco lança nova carteira nacional de identidade

A Polícia Civil de Pernambuco, por meio do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), realizou nesta quinta-feira (21), o lançamento da Carteira de Identidade Nacional (CIN) em Pernambuco. 

Entre os vários benefícios advindos da Carteira de Identidade Nacional estão a unificação de dados e, consequentemente, haverá uma simplificação de documentação para os governos e para o cidadão. O novo documento também conta com mais itens segurança como, por exemplo, a apresentação de um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento e traz ainda como novidade um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes. Isso torna o documento reconhecido e eficaz como identificação para viagem internacional.

A ideia de unificação de dados é manter um repositório central com as informações básicas das identificações nas plataformas federais MJ/GOV.BR/RFB, de modo a reduzir as possibilidades de fraudes. Além disso, existe uma maior praticidade, pois a carteira de identidade pode estar no celular, como já ocorre com a CNH, contando o cidadão com duas versões: a carteira de identidade física e a carteira digital no aplicativo GOV.BR.Vale salientar que a atual Carteira de Identidade possui validade até março de 2032.

Pernambuco tem uma população estimada em 9,6 milhões de pessoas, segundo o Censo 2020 do IBGE. Atualmente, o estado emite cerca de 3,5 mil carteiras de identidade diariamente, totalizando 77 mil por mês, o que resulta em, aproximadamente, 924 mil emissões ao ano.

Estima-se, que ao longo dos próximos cinco anos, o IITB possa emitir, universalizando a CIN, cerca de 9 milhões da nova carteira para todos os pernambucanos.

Deixe seu comentário