Fundação Altino Ventura lança Projeto V.E.R em Serra Talhada

A Fundação Altino Ventura (FAV) lança, no dia 6 de outubro, o projeto Visão em Rede (V.E.R.), em Serra Talhada, no Sertão do estado. O evento acontece no Auditório do Senac, às 11h, e conta com a presença de autoridades, parceiros institucionais, profissionais de saúde, educação e planejamento de Pernambuco, além de representantes da sociedade civil.
O projeto V.E.R. busca garantir o acesso à saúde ocular na Atenção Primária à Saúde (APS), por meio da criação de uma carteira digital de saúde ocular. Com o uso de inteligência artificial, alunos e professores, o primeiro público alvo do projeto, poderão ter diagnósticos precoces e acompanhamento adequado. Caso seja absorvido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o serviço pode ser escalado para o território nacional.
Atendimentos em Serra Talhada
Na fase inicial, o V.E.R. tem como objetivo atender 13.300 alunos e professores de 64 escolas da rede municipal de Serra Talhada. A presidente da FAV, Dra. Liana Ventura, enxerga o lançamento com positividade. “Estamos muito felizes em dar início a este projeto em Serra Talhada, que será referência para todo o país no fortalecimento da rede de atenção à saúde ocular. Trata-se de uma ação que une inovação tecnológica, impacto social e compromisso com a saúde da população”, afirma.
De acordo com Guilherme Sylos, diretor de prospecção e parcerias do IDIS, “o V.E.R. representa uma nova fase para o SUS, ao aproximar tecnologia da saúde pública. A iniciativa demonstra que a combinação de inovação tecnológica e articulação institucional pode gerar impacto nacional, especialmente em áreas primordiais para uma boa vida da população, como a saúde ocular”.
O projeto V.E.R. integra o Programa Juntos pela Saúde, iniciativa do BNDES em parceria com a UMANE e sob gestão do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis).