Duque articula ações para conter surto de moscas em São Bento do Una

O deputado estadual Luciano Duque acionou os órgãos estaduais após receber alerta sobre o aumento expressivo da presença de moscas domésticas em São Bento do Una, maior produtora de ovos do Norte e Nordeste. O problema, que tem preocupado produtores e moradores, está relacionado ao grande volume de matéria orgânica gerada pelas granjas, especialmente após o período de chuvas mais intensas na região.
O alerta foi feito ao parlamentar pelo agrônomo Geraldo Eugênio. A partir disso, Duque encaminhou o caso ao presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Miguel Duque, que prontamente estabeleceu uma equipe técnica para avaliar o problema. Com apoio da Embrapa, o grupo realizou visitas a diversas propriedades e confirmou que a combinação entre o alto volume de produção e o acúmulo das chamadas “camas de galinha” favoreceu a proliferação dos insetos.
Durante reunião com representantes da Adagro, da Secretaria de Agricultura, da UFRPE, da Embrapa e do IPA, ficou definido o desenvolvimento de um estudo técnico de manejo integrado para reduzir a população de moscas, preservando a produção e a saúde da população. O deputado agradeceu o empenho do presidente do IPA, Miguel Duque, do presidente da Adagro, Moshe Dayan, e do secretário de Agricultura, Cícero Moraes, pelo rápido atendimento e mobilização.
“O objetivo é construir soluções sustentáveis, com manejo adequado da cama de galinha, aproveitando seu potencial como fertilizante e fortalecendo cadeias produtivas como a de ovos, frango e pecuária”, destacou Duque. O parlamentar reforçou que seguirá acompanhando de perto o processo para garantir que São Bento do Una continue sendo referência em produção, saúde e equilíbrio ambiental.