Lula indica Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal

Nesta quinta-feira, 20, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou o advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, para ser ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Agora, com a confirmação da indicação do petista, será necessário o aval de 41 dos 81 senadores para o atual chefe da AGU ser efetivado como o mais novo integrante do STF. Ainda não há previsão de quando o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), vai liberar o tema para análise da Comissão de Constituição e Justiça e, posteriormente, para o plenário da Casa.
Natural do Recife, graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e é mestre e doutor em Direito pela Universidade de Brasília. Evangélico, Messias frequenta a Igreja Batista.
Em 16 de março de 2016, então integrante do governo Dilma Rousseff, ele foi mencionado como “Bessias”. Conforme telefonema entre a então presidente da República e Lula, à época alvo de processo no âmbito da Operação Lava Jato, ele levaria ao petista o “documento”, que seria o termo de posse como ministro-chefe da Casa Civil — condição que daria o chamado foro privilegiado a Lula.





