Brasil

Lula veta dosimetria em ato dos três anos do 8/1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou integralmente, nesta quinta (8), o projeto de lei que permitiria uma revisão das penas dos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. O chamado “PL da Dosimetria” foi aprovado pelo Congresso no final do ano passado a contragosto do governo.

O veto foi feito durante um ato alusivo aos três anos da invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília, no Palácio do Planalto, e esvaziado pela falta dos dois presidentes do Congresso, Hugo Motta (Republicanos-PB), da Câmara dos Deputados, e Davi Alcolumbre (União-AP), do Senado. A falta já era esperada por conta da crise institucional que vivem com o governo desde meados do segundo semestre de 2025.

Lula não discursou sobre o veto e deixou o detalhamento a cargo do locutor da cerimônia que frisou o teor “integral” da assinatura. Um pouco antes, ele enalteceu seu mandato, criticou os envolvidos nos atos de 8/1, elogiou o Poder Judiciário pela condução do processo da suposta tentativa de golpe de Estado e frisou que todos os condenados “tiveram amplo direito de defesa, e foram julgados com transparência e imparcialidade”.