Saúde

23 de setembro: Dia Mundial de Combate ao Estresse

Ampliar a conscientização sobre o estresse é o principal objetivo da data que marca uma campanha de combate a este mal que aflige a sociedade atual. Embora haja consenso nos meios médicos de que o estresse é uma reação natural do organismo, para muitas pessoas, por diferentes razões, trata-se de um fardo no dia a dia.

Prevenção e controle são duas palavras-chave da campanha contra o estresse, cuja principal data, 23 de setembro – Dia Mundial de Combate ao Estresse -, tem a chancela do Ministério da Saúde no calendário anual das datas de referência que são instituídas para alertar a população sobre os mais diversos temas relacionados à pasta.

Com origem na palavra inglesa “stress”, que significa “pressão, tensão ou insistência”, o estresse é uma reação do organismo humano com componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais que ocorrem quando surge a necessidade de uma adaptação a um grande acontecimento na vida.

Impacto da pandemia

Vários fatores emocionais, principalmente neste momento de pandemia, atingem milhões de pessoas no mundo, acarretando exaustão física e emocional, o que pode levar ao estresse. Aprender a lidar com esses fatores que, em função da Covid-19, são diários, pode evitar distúrbios mentais como depressão e ansiedade, entre outros.

No isolamento, em contato consigo mesma e mais próxima da família, a pessoa vive uma mudança de rotina e desses fatores pode aflorar o estresse que já estava acumulado. O distanciamento social, nesse caso seria o gatilho para expor um problema que não era percebido enquanto a pessoa “desviava” sua atenção com o trabalho, ou qualquer outra atividade.

Entre as recomendações para combater o estresse, podem ser citadas iniciativas como relaxar e fazer atividades prazerosas com maior freqüência, adotar uma alimentação variada e saudável, praticar atividade física regulamente, meditar, respirar corretamente, cultivar hobbies, tocar um instrumento e buscar ajuda profissional.

Deixe seu comentário