Notícias

Secretaria da Mulher aponta avanços dos atendimentos a população feminina de ST

A violência contra mulher é um problema de saúde pública, e o serviço de saúde é um dos locais procurados por mulheres nessa situação, sendo assim aumentando a procura do serviço oferecido pelo CEAM o (Centro Especializado de Atendimento à Mulher). A Organização das Nações Unidas define violência contra mulher como todo ato ou conduta de violência baseada no gênero que resulte ou possa resultar em danos físicos, sexuais, psicológicos ou sofrimento da mulher, bem como ameaças de tais atos, coerção ou privação arbitrária da liberdade, que ocorra em público ou na vida privada.

O programa A voz da Notícia conversou nesta quarta-feira (28) com a Secretária da Mulher, Vera Gama, Elisângela Vieira – secretária executiva e Luziane Fernandes – coordenadora do CEAM (Centro Especializado de  Atendimento à Mulher) acerca dos números de atendimentos realizados neste ano.

“E esse ano de 2023 até o momento a gente já atendeu 45 mulheres. Isso não quer dizer o número de atendimentos, mas sim o quanto está sendo efetivo as participações das mulheres. De 2014 até agora foram 1.355 mulheres atendidas pelo nosso equipamento com os profissionais de assistência social, psicólogas, advogadas, entre outros. Mulheres essas que nós procuraram por violência sofrida. Mesmo que a secretaria da mulher aborde os tres eixos  empreendedorismo, violência e empoderamento feminino,” esclareceu Luziane Fernandes.

Vale lembrar também a importância da GPAM – Grupamento Patrulha da Mulher, da GCM de Serra Talhada, que assegura esta causa e se destaca entre as cidades do Sertão do Pajeú.

Às demandas chegam tanto da zona rural quanto da zona urbana e torna – se satisfatório por que a partir do momento em que as mulheres conhecem sobre esse equipamento ajuda na visibilidade do nosso serviço,” disse a secretária executiva, Elisângela.

Deixe seu comentário