PernambucoSaúde

Superintendente alerta sobre baixa taxa de vacinação contra Influenza e Sarampo em PE; dia D é sábado

A Superintendente de imunizações da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, Ana Catarina de Melo falou ao programa A Voz da Notícia, na Rádio Vilabela, sobre os baixos índices que a vacinação contra a influenza e o sarampo alcançou em Pernambuco.

“As coberturas vacinais estão muito abaixo da meta estabelecida. Então nós vamos estar neste sábado com todas as unidades de saúde abertas para que a população procure o serviço de vacinação o quanto antes. Então os idosos eles deverão receber a vacina contra a influenza”, comentou.

Ana Catarina falou também sobre os riscos de um novo surto de sarampo no estado. “Nós estamos em um momento, tanto do aumento das infecções respiratórias, como também de uma possibilidade de reintrodução do sarampo no estado, já que estamos com três estados no Brasil com casos de sarampo”.

A profissional reforçou ainda a importância dos idosos tomarem essa nova dose, que ele tenha tomado alguma dose em dezembro, janeiro ou fevereiro.

Outra novidade é a inclusão das crianças entre 6 meses e 5 anos de idade no público alvo da vacinação contra influenza e sarampo.

“A vacina vai até o início do mês de junho, mas é importante frisar que vacina é previsão. Quando eu recebo a vacina, tenho um tempo de maturação e produção de resposta. Então eu não recebo a vacina hoje e amanhã já vou estar protegido. Tem pelo menos dez dias para gerar essa proteção. Então a vacina precisa ser feita o quanto antes”, alertou Ana.

Já foram distribuídas em torno de 2 milhões de doses contra a influenza em Pernambuco, mas até o momento apenas pouco mais 200 mil constam no sistema como aplicadas.

Confira essas e outras informações abaixo, na entrevista completa:

 

 

Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e Sarampo

Com o dia “D” marcado para 30 de abril, a vacinação acontece em duas etapas e os primeiros a serem vacinados serão os idosos acima de 60 anos e trabalhadores de saúde.

A primeira etapa acontece entre os dias 4 de abril e 2 de maio, quando os mais de 45 mil pontos de vacinação espalhados por todo o Brasil receberão o primeiro público-alvo da Campanha. Vale destacar que os trabalhadores da saúde devem receber uma dose de vacina contra a Influenza e, também, atualizar a caderneta caso não tenham tomado o imunizante contra o Sarampo.

Já a segunda etapa será realizada entre 2 de maio e 3 de junho, atendendo a crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). Gestantes e puérperas, povos indígenas, professores da rede ensino pública e privada, pessoas com comorbidades e outros públicos também devem se vacinar na segunda etapa.