REGIONALSerra Talhada

Triunfo torna-se exportador de café especial e prefeito comemora equilíbrio financeiro

Triunfo é conhecido como “O Oásis no Sertão” uma verdadeira riqueza arquitetônica, histórica e cultural, cheia de ladeiras e calçadas com paralelepípedos

Triunfo está localizado na parte setentrional do Vale do Pajeú, cidade de um povo hospitaleiro e acolhedor está rodeada de serras e vegetação sempre verde. No Turismo o município tem o privilégio de reunir tantos atrativos, a começar pelo clima, que contradiz a aridez do sertão nordestino, com temperaturas oscilantes entre 8ºC no inverno e 28ºC no verão. Triunfo está a 400 km de Recife e a uma altitude de 1.004m tem vegetação diferente da que predomina na região e uma variedade de lugares a se visitar sem similar em todo Sertão nordestino. Com tudo isso Triunfo passou a ser conhecida como “O Oásis no Sertão”.

Nesta sexta-feira (16), em uma entrevista ao programa A Voz da Notícia com Anderson Tennens, a prefeito de Triunfo, Dr. Luciano Bonfim comemorou o “Triunfo” da cidade mais bela de Pernambuco. Segundo ele, termina o ano de 2022 satisfeito com o equilíbrio financeiro assertivo na sua gestão.

Tudo em Triunfo parece ter sido talhado com primor: as ruas cheias de ladeiras e calçadas com paralelepípedos, o casario singelo, as antigas construções datadas do século XIX, os seculares e tradicionais convento e igrejas, as edificações em pedra bruta, a história do cangaço que nos faz voltar no tempo, os mirantes, cachoeiras, grutas, a belíssima visão do Pico do Papagaio, ponto mais alto de Pernambuco com 1.260 m, de onde é possível avistar seis cidades do Vale do Pajeú, os caretas com seus trajes que deixam os visitantes curiosos e deslumbrados com tamanha beleza com mais de um século de existência.

Sabemos que o café é uma bebida muito valorizada e apreciada no Brasil e no mundo, sem contar que o café dialoga com o clima frio da cidade. O prefeito relatou que atualmente Triunfo tronou-se um grande exportador de café especial. O mercado de cafés especiais cresceu mais de 10% no ano passado, em plena crise econômica. A valorização do produtor e o estreitamento da cadeia produtiva do café, faz parte do movimento mundial chamado 3 Onda do Café, iniciado há mais de uma década.

“Para todo sucesso da cidade, conto com uma equipe de profissionais técnicos e especializados para alavancar a economia levando como maior foco de desenvolvimento o Turismo, e não posso deixar de citar os distritos ligados a minha gestão e todo desempenho que temos feito para melhoria e referência da nossa cidade”, disse Dr. Luciano Bomfim.

A cidade de Triunfo, será a primeira a sediar uma edição do Panela do Jazz – um dos principais festivais dedicados ao gênero no Nordeste – depois do Recife, onde ele nasceu e anualmente é realizado. Serão três dias de apresentações gratuitas (da sexta, dia 16, ao domingo, 18) no centenário Cine Teatro Guarany de nomes como Spok Quinteto, Betto do Bandolim, Beto Hortis e outras atrações regionais e nacionais. O evento se tornou conhecido pelo ecletismo da mistura do estilo musical com outras vertentes sonoras e linguagens artísticas, no campo das artes cênicas, da gastronomia e da expressão popular – aliado, sempre, a ações educativas, de conscientização ambiental e fomento econômico.

Deixe seu comentário