PernambucoSerra Talhada

Sedepe realiza escuta de demandas dos empreendedores de Serra Talhada

Com o objetivo de mapear as ações e demandas dos municípios pernambucanos em relação às atividades empreendedoras, a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo do Estado (Sedepe) tem realizado reuniões remotas e presenciais com representantes das prefeituras, desde fevereiro deste ano.

De acordo com a pasta, o trabalho já atingiu quase 30 cidades do interior, começando pelo Sertão e o Agreste. A ideia é expandir a ação para a Zona da Mata até à Região Metropolitana do Recife, onde o levantamento será encerrado. Nesta quarta-feira (12), a ação aconteceu no município de Serra Talhada onde empreendedores puderam falar sobre suas potencialidades e desafios.

Já a secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco, Amanda Aires, recebeu, na sede da SEDEPE, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Serra Talhada, Elyzandro Nogueira. No encontro, parcerias futuras entre as pastas foram propostas.

“Discutimos demandas de capacitação, para, dentro de uma agenda mais ampla, passar a atender esses municípios, observando a realidade de cada um deles”, afirmou Amanda Aires. A secretária destacou que “ainda há muito a se fazer, reforçando que é indispensável escutar os representantes municipais e observar como o estado pode colaborar com questões específicas”.

O Coordenador de Micro e Pequena Empresa e Fomento ao Empreendedorismo, Luiz Valente, que também participou da reunião, destacou “a importância de compreender o ambiente empreendedor existente nos municípios, incluindo as suas competências e gargalos, para desenvolver ações e iniciativas que fortaleçam e ampliem o estímulo ao empreendedorismo em todas as regiões do estado”.

Apresentando a intenção de fortalecer o município de Serra Talhada como polo de empreendedorismo do Sertão do Pajeú, o Secretário Elyzandro Nogueira informou sobre projetos de formações profissionais em andamento, e ressaltou a relevância da parceria com a esfera estadual. Para o gestor, os esforços conjuntos precisam ser direcionados, principalmente, para a qualificação dos trabalhadores e empreendedores locais.

OUTRAS CIDADES
Além de Serra Talhada, já foram ouvidos pelos coordenadores de áreas da SEDEPE, até o momento, representantes dos municípios de Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Araripina, Bodocó, Santa Maria da Boa Vista, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Petrolina, Orocó, Afogados da Ingazeira, São Bento do Una, Triunfo, Parnamirim, Itapetim, Pombos, Mirandiba, Jatobá, João Alfredo, Arcoverde, Calumbi, Belém do São Francisco, Itacuruba, Floresta e Salgueiro.