Quarto caso de infecção pelo superfungo Candida auris é confirmado em Pernambuco
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Pernambuco confirmou nesta segunda-feira (29) mais um caso de infecção pelo superfungo Candida auris, elevando para quatro o número de pacientes infectados no estado neste ano. O paciente é um homem de 63 anos, internado no Hospital Miguel Arraes (HMA), localizado em Paulista, no Grande Recife.
De acordo com a SES, o paciente foi admitido na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HMA com problemas ortopédicos. Após a notificação do caso, ele foi imediatamente isolado para evitar a propagação do fungo.
No início deste mês, o Hospital Miguel Arraes suspendeu novos atendimentos devido à confirmação do primeiro caso de Candida auris neste ano, ocorrido em 11 de maio.
Além do novo paciente, a SES atualizou o estado de saúde dos outros três pacientes diagnosticados com o superfungo:
- Um idoso de 66 anos, internado no Hospital Português, na área central do Recife desde o dia 23 de maio, teve uma evolução favorável e recebeu alta hospitalar.
- Um homem de 48 anos, internado no Hospital Miguel Arraes em 11 de maio, continua internado na unidade, porém não apresenta complicações clínicas relacionadas ao fungo.
- Um idoso de 77 anos, internado no Hospital Tricentenário em Olinda desde o dia 14 de maio, também permanece internado sem manifestações clínicas relacionadas à infecção pelo fungo.
Em decorrência do primeiro caso registrado no Hospital Miguel Arraes, a instituição fechou todas as áreas para novas internações, atendendo apenas casos de urgência.
A SES continua monitorando de perto a situação e implementando medidas para conter a disseminação do Candida auris.
Atualizações sobre o tema podem ser obtidas por meio dos canais oficiais da Secretaria Estadual de Saúde e das instituições de saúde envolvidas.