Em parceria com a APAE, Caatingeek terá maior espaço inclusivo de eventos em Pernambuco
O Caatingeek, que já é o maior festival de cultura pop do interior do Nordeste, terá o maior espaço inclusivo de eventos em Pernambuco na sua quarta edição. Em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Serra Talhada, foi desenvolvida a Arena Girassol, um ambiente totalmente pensado para pessoas com deficiência (PcD) – que vai funcionar nos dois dias de Caatingeek, 26 e 27 de outubro, no Shopping Serra Talhada, a partir das 12h.
A Arena contará com diversas atividades como jogos imersivos com realidade virtual; abafadores para pessoas com sensibilidade auditiva; intérprete de libras, apresentação cultural e exposição de arte. Além disso, o ambiente terá recursos de acessibilidade para PcD, com computadores adaptados – possuindo teclados e mouses especiais para quem possui alguma deficiência nos membros superiores. Essas adaptações irão permitir que o participante tenha experiências com games e informática, por exemplo.
Para Ellen Souza, vice-presidente da APAE Serra Talhada, o espaço vai dar a chance das pessoas com deficiência se conectarem ainda mais com o universo geek. “Esse acesso ao universo geek será facilitado para as pessoas com deficiência. Vamos romper a barreira da limitação e proporcionar uma ótima experiência não apenas para PcD, mas para todos os participantes que desejem conhecer. O espaço também servirá para a conscientização”, enfatiza. Outra atividade importante será a “Skaterapia”, que também vai estar disponível no evento. Trata-se de uma abordagem terapêutica, que utiliza o skate como ferramenta de reabilitação física e motora – promovendo o desenvolvimento do equilíbrio, coordenação, força muscular e mobilidade em pessoas com diversas condições de saúde, como paralisia cerebral, esclerose múltipla, autismo e até lesões ortopédicas.
“O que a APAE irá realizar no festival vai ficar na história. A Arena Girassol está ficando incrível e só temos a agradecer pela parceria. O Caatingeek nasceu para acolher e incluir o máximo de pessoas aqui no Sertão através da cultura pop. Estamos muito felizes por deixar o evento ainda mais inclusivo”, diz Messias Amorim, idealizador do Caatingeek. Fazendo referência ao girassol, que se tornou um dos símbolos da inclusão – representando as deficiências ocultas –, a arena vai funcionar dentro do Sebrae, no shopping.
O Caatingeek 2024 celebra os 40 anos do Chaves no Brasil e contará com a presença de Carlos Seidl, dublador do Seu Madruga. Além dele, também estão confirmados Luciano Amaral, ator que interpretou o Pedro no seriado Castelo Rá-Tim-Bum; José Luís, quadrinista da Marvel e DC Comics e Francisco Júnior, dublador do Sukuna, no anime Jujutsu Kaisen – que também será celebrado na convenção. Todas essas apresentações contarão com intérpretes de libras. Concurso de Cosplay e K-pop; arena de games; espaços temáticos; lojas geeks e muitas outras atividades também estão na programação. A entrada é gratuita, mas, para foto e autógrafo com os artistas convidados, os interessados precisam adquirir uma credencial exclusiva