Confusão com torcedores do Peñarol tem saques, vandalismo, confronto com PM e ônibus incendiado
Torcedores do Peñarol, time do Uruguai, entraram em conflito com a Polícia Militar nesta quarta-feira, 23, na orla do Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste do Rio de Janeiro. Eles usaram pedaços de pau, barras de ferro e pedras como armas. Imagens exibidas pelo RJ1, da TV Globo, mostraram homens utilizando mesas de plástico como escudo.
Dezenas de torcedores do time uruguaio vieram ao Brasil para assistir à semifinal entre Peñarol e Botafogo pela Libertadores, que será realizada na noite desta quarta-feira.
A confusão teve início em uma área conhecida como Pontal, por volta das 12h, após um torcedor ser flagrado furtando um celular dentro de um quiosque. Uma câmera registrou a ação do uruguaio, que foi preso.
Após isso, torcedores depredaram barracas, quiosques, além de carros e motos. O grupo do Uruguai chegou até a praia com três ônibus de turismo, que ficaram estacionados. Um dos veículos acabou sendo saqueado e incendiado como represália. Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram a ação. Imagens da TV Globo mostram uma equipe do Corpo de Bombeiros apagando o fogo do veículo.
Mais de 200 torcedores do Peñarol foram detidos após a confusão. O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou que o grupo foi levado para a Cidade da Polícia e será escoltado para fora do Estado. Dessa forma, os torcedores uruguaios não assistirão à partida contra o Botafogo, às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Nilton Santos, pela semifinal da Libertadores.