PF aponta ex-ministro de Bolsonaro como ‘pilar institucional’ de esquema de descontos no INSS

As investigações da Polícia Federal (PF) sobre os descontos em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apontam o ex-ministro da Previdência no Ahmed Mohamad Oliveira, anteriormente chamado José Carlos Oliveira, como um dos pilares institucionais da fraude na Conafer. Ele comandou o ministério no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Segundo a investigação, como diretor de benefícios do INSS e depois como ministro, Ahmed autorizou repasses ilegais e recebeu vantagens indevidas em contrapartida.
Os investigadores encontraram uma planilha de fevereiro de 2023 com registro de pagamento de R$ 100 mil a “São Paulo Yasser”.
Segundo a investigação, Ahmed tinha como apelidos os termos “Yasser” e “São Paulo”. Os policiais também encontraram mensagens de WhatsApp de agradecimento de Ahmed a Cícero Marcelonoi, que teriam sido enviadas após receber dinheiro.
A investigação também aponta que Ahmed, quando era diretor de benefícios do INSS, autorizou o desbloqueio e também o repasse de R$ 15,3 milhões à Conafer.






