Brasil

PF IDENTIFICA VIAGENS DE LOBISTA E FILHO DE LULA COM MESMOS CÓDIGOS DE RESERVA

Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho mais velho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), passou a ser citado em apurações da Polícia Federal após a identificação de ao menos seis viagens em que ele e a empresária e lobista Roberta Moreira Luchsinger utilizaram os mesmos códigos de reserva aérea.

Segundo a PF, os deslocamentos incluem um voo internacional para Portugal, em 13 de junho de 2024, e cinco viagens domésticas realizadas entre abril e junho de 2025, conforme consta na nova fase da operação Sem Desconto, deflagrada na quinta-feira (20), que investiga um esquema de descontos irregulares sobre aposentadorias e pensões do INSS.

Roberta foi alvo de busca e apreensão e teve medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal Federal, como o uso de tornozeleira eletrônica, a entrega do passaporte, a proibição de deixar o país e de manter contato com outros investigados, após pedido da PF baseado em indícios reunidos no inquérito. Lulinha, no entanto, não foi alvo das medidas nem é investigado formalmente.