Brasil

Alepe debate crise da cana e falta de alimento para o gado no Sertão

Na manhã desta quarta-feira (11), na Assembleia Legislativa de Pernambuco, foi realizada uma reunião para discutir a crise do setor canavieiro no Estado e os impactos da estiagem sobre a economia e a produção rural. O encontro contou com a presença do presidente da Alepe, Álvaro Porto, dos deputados estaduais Luciano Duque, Antônio Moraes, Franz Hacker, Jarbas Filho e Henrique Queiroz Filho e de representantes do setor sucroalcooleiro e de outros parlamentares.

Na ocasião, produtores e lideranças do segmento relataram as dificuldades acumuladas nos últimos meses, como queda na produção da cana, aumento de custos, impacto da seca e retração econômica que atinge diretamente milhares de trabalhadores da Zona da Mata. O setor, que tem peso histórico na economia pernambucana, reforçou a necessidade de medidas emergenciais e estruturantes por parte do Governo do Estado para garantir a manutenção da atividade e a preservação de empregos.

Participaram do encontro, o superintendente do Sindaçúcar, Marcelo Guerra; o presidente do Sindicato dos Cultivadores de Cana-de-Açúcar (Sindicape), Gerson Carneiro Leão; e o presidente da Associação dos Fornecedores de Cana-de-Açúcar, Alexandre Andrade Lima.

Além da situação enfrentada pela indústria da cana, o debate também abordou a falta de alimento para o rebanho no Sertão, em razão da estiagem. Segundo o deputado Luciano Duque, uma das propostas discutidas foi a aquisição, pelo Governo do Estado, do bagaço da cana-de-açúcar para envio ao interior, como alternativa emergencial para alimentação do gado. “Estamos trabalhando para construir uma saída que fortaleça o setor canavieiro, preserve empregos e, ao mesmo tempo, ajude os criadores do Sertão que sofrem com a falta de alimento para o rebanho. É uma articulação que une desenvolvimento econômico e apoio ao interior”, destacou Luciano Duque.

Ao final, ficou definida uma nova reunião nesta quinta-feira (12) com o secretário estadual de Planejamento, Fabrício Marques, e os participantes do encontro de hoje, para avançar na construção de soluções concretas para o setor e para os produtores do interior.