Brasil

Desemprego sobe para 5,8% em fevereiro, aponta IBGE

A taxa de desemprego no Brasil subiu para 5,8% no trimestre encerrado em fevereiro, segundo dados divulgados pelo IBGE.

O índice é maior que os 5,4% registrados no trimestre anterior, mas ainda representa o menor nível para esse período do ano desde o início da série histórica, em 2012.

Atualmente, cerca de 6,2 milhões de brasileiros estão em busca de emprego. Apesar do aumento recente, houve queda de 14,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

A população ocupada soma 102,1 milhões de pessoas, com leve recuo no trimestre. Já o rendimento médio do trabalhador subiu para R$ 3.679, com crescimento de 2% no período e 5,2% no acumulado anual.

Segundo o IBGE, a alta do desemprego está ligada a fatores sazonais, como o fim de contratos temporários em áreas como educação, saúde e construção civil no início do ano.

A taxa de informalidade ficou em 37,5%, o equivalente a cerca de 38,3 milhões de trabalhadores sem vínculo formal no país.