BrasilPolítica

PEC DOS PRECATÓRIOS: segundo turno será votado na próxima terça-feira (9); saiba como anda a votação

Em encontro de líderes dos partidos da Câmara dos Deputados ocorrido nessa quinta-feira (4/10), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que o segundo turno da votação da PEC dos Precatórios, principal aposta do governo para viabilizar o Auxílio Brasil de R$ 400, está previsto para ocorrer na próxima terça-feira (9), a partir das 9h.

“Dá tempo de enfrentar os destaques e o segundo turno. Além de temas específicos de cada partido e de cada bancada. Estamos confiantes que aprovaremos também o segundo turno. Todos os assuntos da PEC são claros e evidentes”, disse a jornalistas.

 

PDT

O peso decisivo da bancada do PDT, com 15 votos, na aprovação da PEC dos Precatórios tornou imprevisível o futuro da própria proposta que abre espaço fiscal para o pagamento do Auxílio Brasil, programa que sucederá o Bolsa Família. A decisão do presidenciável do partido, Ciro Gomes, de suspender sua pré-candidatura como forma de pressionar os deputados pedetistas a reverem o seu voto em segundo turno obriga o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a reforçar a busca de apoio para que o texto avance para o Senado.

A PEC foi aprovada na noite dessa quarta-feira (3) por 312 votos. Apenas quatro a mais que os 308 exigidos para uma mudança constitucional.

Orçamento Secreto

Segundo o estadão, o Governo Bolsonaro teria liberado 1,2 bilhão de reais para emendas parlamentares na intenção de angariar apoio dos deputados na votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios, ainda na véspera da votação. Ainda segundo a fonte do jornal, o valor oferecido pelo voto de cada parlamentar foi de até 15 milhões e quem coordenou as negociações foi o próprio presidente da Casa, Arthur Lira (Progressistas-AL).