PernambucoSerra Talhada

XI GERES: Número de casos de direção sob efeito do álcool cresce na região e acende alerta

Mais um caso de direção perigosa envolvendo a influência do álcool foi registrado na tarde dessa terça-feira (23), na PE-365, em Santa Cruz da Baixa Verde.

Desta vez, os policiais foram chamados por populares para atender a ocorrência. Ao chegar no endereço informado, o condutor foi flagrado fazendo “zigue-zague” na PE, próximo a entrada da cidade. Foi dada ordem de parada e ao realizarem a abordagem ficou nítido o estado de embriaguez como odor etílico e desequilíbrio, sendo confirmado pelo teste do etilômetro com resultado de 1,43mg/l.

O número de casos envolvendo bebida alcoólica e direção tem aumentado nos últimos anos em Pernambuco e na região da XI Geres. É o que aponta o levantamento feito pelo Vilabela Online com base nos dados das últimas Operações da Lei Seca nessas localidades e das recentes ocorrências registradas pela Polícia Militar nas áreas de responsabilidade do 14º BPM (Serra Talhada, Triunfo, Flores, São José Belmonte, Betânia, Calumbi e Santa Cruz da Baixa verde).

Casos em PE

Dados do meio do ano afirmam que os flagrantes em alcoolemia subiram 70% numa comparação com 2020 em PE. Os números acendem um alerta vermelho no estado, que apresenta um número crescente de mortes causadas por acidentes envolvendo álcool e direção. O mesmo levantamento aponta PE como a terceira maior taxa de óbitos atribuídos a ingestão de bebidas alcoólicas por 100mil habitantes do país, segundo o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa).

OLS na XI Geres

A última Operação Lei Seca, realizada no mês de outubro deste ano, nos municípios integrantes da XI Geres (Floresta, Serra Talhada, Flores, Calumbi, Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, Carnaubeira da Penha) registrou 113 casos de condutores dirigindo sob efeito do álcool. O número subiu consideravelmente na região numa comparação com anos anteriores.  O balanço da mesma operação apontou 11 casos desse tipo em 2017, por exemplo, o que representaria um aumento de mais de 90% no número de casos de direção perigosa causada pelo álcool num intervalo de quatro anos.