NotíciasSerra Talhada

A força da mulher na Administração Pública, secretárias falam sobre seus desafios

As secretárias Vera Gama, Libesth Lima e Cibelly Alves estiveram no programa Frequência Democrática para comentar sobre a força da mulher na administração pública.

Mesmo após conquistas feministas de direitos constitucionais de igualdade entre homens e mulheres, situações cotidianas de discriminação, como assédio moral e sexual e estereótipos de gênero, assim como a sobrecarga entre cuidados domésticos e carreiras, dificultam a participação das mulheres nas organizações.

“Quando foi nomeada a secretária de finanças da prefeitura de Serra Talhada, tive um pouco de resistência por que pra mim era um lugar ocupado apenas por homem e de inicio não aceitei o cargo, o prefeito Luciano Duque na época, me encorajou dizendo que “quem cala, consente” e por isso eu devia assumir o cargo”, disse Cibelly Alves.

Entretanto, a situação de “igualdade” proporcionada pelo concurso público diminui na medida que as mulheres têm menos oportunidades de acesso a cargos de confiança.

A secretária de Saúde, Lisbeth Lima, trouxe a memória uma situação vivida na sua adolescência lá no Maranhão quando foi impedida pelo seu irmão de juntar o gado por que era serviço para homens…O acontecimento lhe marcou pelo simples fato de hoje poder ocupar um cargo que lhe desafia enquanto ser humano e profissional, independente parentesco.

Por isso, a explicação para o fato de as mulheres estarem mais presentes nas áreas sociais não está em conceitos essencialistas com foco na “natureza” cuidadora e maternal da mulher. Historicamente, a construção do imaginário social levou as mulheres a ocupações relacionadas ao cuidado. E, por serem áreas de trabalho consideradas “femininas”, o sistema patriarcal construiu e legitimou o entendimento de que não são estratégicas e, portanto, têm menores remuneração e poder.

A luta por espaço e justiça pra que a mulher tenha sua liberdade de ir e vir dentro de qualquer espaço não termina fácil para a secretária da mulher, Vera Gama, atualmente, ou melhor, desde sempre tem sido sua maior busca implementar a Delegacia da Mulher em Serra Talhada. Juntamente com sua equipe e com apoio imensurável da prefeita Márcia Conrado, essa causa faz jus ao dia de hoje.

Deixe seu comentário