Política

Após alerta de ministros por queda na popularidade, Lula escolhe Nordeste como destino de primeira viagem após cirurgia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mudou seus planos e escolheu o Nordeste como destino de sua primeira viagem de trabalho após as recentes cirurgias na cabeça. A decisão foi tomada após alertas de ministros sobre a queda da popularidade do governo na região, conforme apontado por pesquisas de opinião.

Segundo apuração da coluna Igor Gadelha, Lula viajará na sexta-feira (7) para a Bahia, estado governado pelo PT há 18 anos. Na ocasião, ele participará da inauguração da primeira etapa da Adutora da Fé, em Bom Jesus da Lapa (BA), ao lado do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés. O presidente se reuniu com o ministro na segunda-feira (3) para definir a agenda da viagem.

Inicialmente, Lula visitaria o Ceará na sexta-feira para assinar a ordem de serviço da duplicação de um trecho da BR-116, mas a viagem foi adiada para o fim de fevereiro. O presidente também chegou a considerar o Rio de Janeiro como primeiro destino, com compromissos no setor petroquímico, após anunciar recentemente novos investimentos na Petrobras.

A mudança de planos foi motivada por uma pesquisa da Quaest divulgada em 27 de janeiro, que mostrou uma queda de cinco pontos percentuais na aprovação do governo Lula no Nordeste, passando de 52% para 47% no último mês. Diante desse cenário, ministros palacianos, especialmente Sidônio Palmeira, chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), aconselharam o presidente a priorizar a região em sua agenda.