Após vitória da Chapecoense contra o Tombense, Náutico é rebaixado à Série C
O Náutico está rebaixado à Série C do Campeonato Brasileiro. Antes mesmo de entrar em campo neste domingo (23), contra o Grêmio, nos Aflitos, pela 36ª rodada da Série B, o Timbu já teve a queda decretada após a vitória por 3×2 da Chapecoense diante do Tombense, nesta sexta (21), na Arena Condá. Na 16ª posição, a Chape chegou aos 42 pontos e não pode ser ultrapassada pelos pernambucanos, que estão na lanterna, com 30. Agora, resta ao Timbu cumprir tabela na competição.
Assim como em 2017, o Náutico é rebaixado à Série C com três rodadas de antecedência. Na ocasião, o Timbu tinha 31 pontos, ocupando a 19ª posição, sem chances de alcançar o então 16º, o CRB, que possuía 42 à época.
A queda oficializada ocorreu com os pernambucanos tendo oito vitórias, sete empates e 20 derrotas – aproveitamento de 29,5%. Ao término da Série B, o clube só somou um ponto a mais, concluindo com 42, acumulando mais um resultado de igualdade e dois tropeços que deixou o time da Rosa e Silva em último.
Atualmente, o Náutico tem oito vitórias, seis empates e 21 derrotas, com um desempenho de 28% dos pontos conquistados. Uma semelhança que chama atenção com a temporada 2017 é o número de técnicos. No período, o Timbu teve cinco comandantes: Dado Cavalcanti, Milton Cruz, Waldemar Lemos, Beto Campos e Roberto Fernandes. Desse quinteto, dois também estiveram em 2022, casos de Dado, atual treinador, e Roberto. Os demais foram Hélio dos Anjos, Felipe Conceição e Elano.