Política

Armando Monteiro cumpre agenda em Serra Talhada e concede entrevista à rádio Vilabela

Nesta sexta-feira, dia 20, o ex-ministro e ex-senador Armando Monteiro cumpriu uma agenda em Serra Talhada, onde abordou importantes temas de desenvolvimento regional durante uma entrevista na rádio Vilabela no programa Frequência Democrática. O foco principal da conversa foi a possibilidade de trazer investimentos industriais e de serviços para a cidade, além de fortalecer a qualificação da mão de obra local. Ele esteve acompanhado do deputado estadual Luciano Duque, candidato a prefeito Miguel Duque e o candidato a vereador Dr. Jailson Araújo.

Monteiro ressaltou a importância de um trabalho conjunto entre os setores público e privado para impulsionar o desenvolvimento industrial no município, destacando o papel estratégico de Serra Talhada como polo de serviços e a necessidade de atração de indústrias para a região.

Durante a entrevista, Monteiro destacou sua parceria com o deputado Luciano e o compromisso em apoiar projetos de desenvolvimento: “Eu terei muita satisfação de poder estar ajudando nessa luta que ele [deputado Luciano] trava há muitos anos”. Ele mencionou ainda que Luciano sempre trouxe à tona a necessidade de criação de um polo de serviços que se conecte à industrialização da região, formando uma rede intersetorial crucial para o desenvolvimento econômico.

Monteiro também afirmou que pretende colaborar com a governadora Raquel Lyra para fortalecer essa iniciativa e que o sistema S, especialmente o Senai, pode desempenhar um papel fundamental ao trazer formação e qualificação profissional para a região. Ele destacou que o Senai pode ser um parceiro estratégico ao contribuir para a criação de um distrito industrial em Serra Talhada: “Tenho certeza de que o sistema FIEPE poderá se somar para que a gente venha a consolidar o distrito industrial, quem sabe implantando uma unidade do Senai aqui na cidade.”

No mês de junho, durante a cerimônia de posse da nova diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), foi anunciado que Serra Talhada receberá uma unidade integrada do Sesi e Senai. Na ocasião, a prefeita Márcia Conrado comemorou a notícia com entusiasmo: “Estamos ansiosos para a instalação de uma unidade integrada do Sesi, Senai, Fiepe e IEL em Serra Talhada. Isso representa uma grande oportunidade para impulsionar a qualificação profissional e o desenvolvimento econômico local. Nosso município está preparado para se tornar um polo de referência no Sertão do Pajeú.”

Quando questionado sobre um possível projeto político para 2026, Armando Monteiro respondeu: “Eu não tenho assim ansiedade. Eu acho o seguinte: eu não estou fora da vida pública, eu estou à disposição de Pernambuco e, amanhã, a depender das condições e de como se passa essa composição no Estado, eu poderei eventualmente participar do processo. Não me excluo, mas não coloco uma postulação pessoal.”