PernambucoSerra Talhada

Artesãos de quatro regiões do estado participam de feira de intercâmbio dentro da FLIST

Trocar experiências e promover integração entre produtos e modo de produção artesanal da Região Metropolitana, Sertão, Agreste e Zona da Mata. Esse é o objetivo do projeto “Intercâmbio Entre Grupos de Artesãos Pernambucanos” que, com incentivo do Governo do Estado, por meio dos recursos do Funcultura, desembarca nesta terça-feira (23), na Estação do Forró de Serra Talhada, onde haverá uma grande feira de exposição e comercialização até a próxima sexta-feira (26), dentro da programação da Festa Literária de Serra Talhada – FLIST.

Após acontecer no Recife, o encontro chega ao Sertão do estado visando oferecer uma variedade de produtos, dos mais diversos tipos de construção artesanal e características das regiões. Além de promover a exposição, o projeto teve em seu propósito promover formação entre os artesãos, por meio de palestras focando o papel deles e a qualidade do produto face à consolidação da cadeia produtiva do artesanato a partir dos princípios da economia solidária.

Agora, no Sertão, o encontro chega para fortalecer ainda mais a força da economia solidária, apresentando uma ampla diversidade de produtos, dos mais diversos tipos, jeitos e formas que a arte do artesanato permite.

“O intercâmbio entre grupos de artesãos pernambucanos é em sua totalidade um conjunto de oportunidades para nós artesãs, que ainda vivermos os impactos sociais e econômicos decorrentes da Covid-19. É um bom momento para fazer negócios, trocar experiências e ter contato direto com o consumidor que aprecia o bom artesanato”, ressalta Maria Severina da Silva, produtora e coordenadora geral do projeto.