PernambucoREGIONAL

Cavalgada à Pedra do Reino chega à sua 29º edição neste fim de semana

A Cavalgada à Pedra do Reino de São José do Belmonte é um dos principais eventos culturais do Sertão pernambucano. Em sua 29ª edição, o evento teve início no domingo (21) e prossegue neste fim de semana, com apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

O momento culminante da festa ocorre na manhã deste domingo (28) com o Cortejo Real da Cavalgada da Pedra do Reino.  O destino do cortejo é a Serra do Catolé, onde fica um dos monumentos mais importantes do festival, a Ilumiara Pedra do Reino, erguida em pedras que trazem esculpidas as imagens sagradas de santos, a trindade divina e os personagens imortalizados no romance d’a Pedra do Reino, do mestre Ariano Suassuna.

O dia começa com uma alvorada de fogos às 5h, quando começa a concentração em frente ao Castelo Armorial, na Avenida Primo Lopes.  Às 6h, o Cortejo Real e demais cavaleiros e amazonas receberão as bênçãos e sairão com destino à Pedra do Reino. O percurso terá duas paradas: a primeira, no Sítio Areinhas, por volta das 8h, para um café da manhã gratuito e forró pé de serra; e a segunda, no Sítio Batingas, onde haverá apresentação de uma dupla de aboiadores.

A chegada no Sítio Histórico da Pedra do Reino está prevista para o meio-dia. O encerramento no local terá shows de Juarez, Fábio Diniz e Forró Mil.

O sábado (27) também será de muita comemoração em São José do Belmonte, no Sertão Central. No Pátio de Eventos, o ocorre a Encontro de Cultura Popular e Feira Cultural, com participação do Trio Pé de Serra Talhada, grupo de dança São Gonçalo do Tamboril, declamador Cícero Moraes, Reisado do Mestre João Cícero e Pastoril Aricuri (Ouricuri-PE). O grupo Bacamarteiros da Pedra do Reino apresenta-se, ao meio-dia, em frente à Igreja Matriz de São José. Em seguida, às 14h, será realizada a Cavalhada Zeca Miron, saindo em direção ao estádio municipal.

SEMANA FESTIVA

A 29ª edição da Cavalgada à Pedra do Reino de São José do Belmonte começou no domingo, com uma missa campal, acompanhada por cânticos do Coral Renascer e um tributo ao compositor, sanfoneiro e cantor Paulo Batula, homenageado dessa edição. Também houve a coroação do Rei Diogo e a Rainha Jadna.

Entre os destaques das atividades que ocorreram durante a semana de festividades estão a exibição do documentário Cavalgada à Pedra do Reino, missão e festa de Ariano Suassuna, de Inez Viana, no Castelo Armorial, o seminário Da Pedra Bonita ao Reino Encantado e a mesa-redonda Apropriações na literatura e da literatura da Pedra do Reino.

Na sexta-feira, houve o lançamento do livro Memória da Pedra Bonita do Reino, de Saulo Duarte, que apresenta sua narração do fatídico evento sebastianista ocorrido em 1838 na antiga Pajeú de Flores, hoje São José do Belmonte, recorrendo a informações, notícias, estudos artísticos, sociológicos e literários levantados de quase dois séculos de história sobre o Reino Encantado da Pedra Bonita. O livro tem o prefácio e a colaboração do escritor belmontense Valdir Nogueira.

A programação também chegou às escolas, com realização de palestras, e o público pode participar de uma trilha cultural, além de assistir show de artistas como Fulô de Mandacaru e Alcymar Monteiro.

Promovida pela Organização Associação Cultural Pedra do Reino, a Cavalgada à Pedra do Reino é realizada pela Prefeitura de São José do Belmonte, através das secretarias de Educação, Agricultura, Turismo, da Mulher e de Desenvolvimento Social e Cidadania, com apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio, Histórico e Artístico do Estado (Fundarpe).

Deixe seu comentário