Celular 5G: nova geração de telefonia estreia, e procura por aparelhos salta nas lojas
Vários brasileiros começaram a procura em lojas e shoppings em busca de um celular novo, mais moderno e, preferencialmente, habilitado para a quinta geração de telefonia móvel, o 5G, que começou a operar no país hoje.
Brasília é a primeira cidade a contar com a nova tecnologia, que promete velocidade até 100 vezes a do atual 4G. Outras capitais vão ativar as novas redes gradativamente até o fim de setembro. Em seguida começa a interiorização.
Acompanhada do filho, Vanessa estava animada para conhecer os modelos mais recentes de celulares. Para ela, a tecnologia 5G será importante para os estudos do filho, já que a família não tem computador em casa e acaba usando o aparelho para diferentes funções, como aulas a distância e pesquisas.
O entusiasmo se reduziu quando ela viu os preços. Vanessa admitiu que este é o principal fator a ser levado em conta na sua decisão da compra. Desempregada, ela diz que pagaria até R$ 300 a mais por um celular com 5G, pois, além do aparelho, ainda precisa se preocupar com o valor mensal dos planos de dados da operadora.
“Eu sei que a tecnologia 5G tem muitas vantagens em relação à anterior. É mais rápida, e hoje a gente depende muito dessa velocidade para tudo. A gente não tem computador em casa, meu filho estuda pelo celular, vê vídeos, brinca e eu acabo usando muito também, então estou tentando comprar um aparelho melhor, que atenda mais ao uso”.
*Com informações da Folha de Pernambuco.