Brasil

Censurada, Jovem Pan News completa um 1 ano

Às 5h59, do dia 27 de outubro de 2021, o Jornal da Manhã entrava no ar marcando a estreia da TV Jovem Pan News, o canal de notícias do Grupo de Comunicação Jovem Pan, nas TVs por assinatura e na parabólica. A TV nasceu com a proposta de ser uma nova fonte de conteúdo jornalístico, com o compromisso de levar aos brasileiros a informação com credibilidade, o debate de ideias e os diferentes pontos de vista.

Em um ano, a TV contabiliza mais de 8.000 horas no ar, com uma programação diária que tem mais de 18 horas de conteúdo jornalístico ao vivo e 13 mil entrevistas realizadas em programas, telejornais e reportagens. A grade de programação é diversa e tem um mix de 35 programas, entre jornalismo informativo e opinativo, esportes e entretenimento.

Em pouco tempo, a resposta do público foi imediata, e o aumento da audiência fez a JP News se consolidar na vice-liderança entre os canais de notícias da TV a cabo. Os desafios do primeiro ano foram vencidos, e a Jovem Pan News já se prepara para os próximos.

Dias sombrios: TSE censura Jovem Pan

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao arrepio do princípio democrático de liberdade de imprensa, da previsão expressa na Constituição de impossibilidade de censura e da livre atividade de imprensa, bem como da decisão do Supremo Tribunal Federal no julgamento da ADPF 130, que, igualmente proíbe qualquer forma de censura e obstáculo para a atividade jornalística, determinou que alguns fatos não sejam tratados pela Jovem Pan e seus profissionais, seja de modo informativo ou crítico. Não há outra forma de encarar a questão: a Jovem Pan está, desde a segunda-feira, 17, sob censura instituída pelo Tribunal Superior Eleitoral. Não podemos, em nossa programação — no rádio, na TV e nas plataformas digitais —, falar sobre os fatos envolvendo a condenação do candidato petista Luiz Inácio Lula da Silva. Não importa o contexto, a determinação do Tribunal é para que esses assuntos não sejam tratados na programação jornalística da emissora. Censura.

Deixe seu comentário