Saúde

Central de Transplantes realiza com sucesso captação e traslado de órgãos do Vale do São Francisco ao Recife

Mesmo com as chuvas intensas no Recife nesta quinta-feira (5), a Central Estadual de Transplantes de Pernambuco coordenou com êxito a captação e o traslado de coração, fígado e dois rins para pacientes que aguardavam na fila de transplantes.

A captação dos órgãos ocorreu no Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e contou com a cooperação de diversas equipes. O transporte até a capital pernambucana foi realizado por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), garantindo a agilidade necessária para o procedimento.

Para o coração, um helicóptero do Grupamento Tático Aéreo realizou o traslado da Base Militar do Jordão até o IMIP (Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira). Já o fígado foi transplantado em um paciente no Hospital Português, enquanto os dois rins deram uma nova chance de vida a pacientes no Hospital das Clínicas.

Atualmente, 3.758 pernambucanos aguardam na fila de espera por um transplante. Com os altos índices de negativa familiar, a doação de órgãos se torna essencial para salvar vidas. Dizer “sim” à doação pode fazer toda a diferença.