Serra Talhada

Corpo de Bombeiros de Serra Talhada emite alerta após número crescente de serpentes encontradas em residências

Desde o final do ano passado, o número de ocorrências envolvendo o surgimento de cobras em residências tem crescido em Serra Talhada. De dezembro para cá, o Corpo de Bombeiros tem realizado o resgate de muitas serpentes que aparecem em diferentes localidades da cidade. No dia 29 de dezembro foram duas ocorrências, uma na zona rural, com uma jiboia de aproximadamente 02 metros e outra no bairro AABB.

Já nessa quinta-feira, dia 13, mais uma serpente foi capturada, desta vez no Bairro Bom Jesus; ela estava escondida em caixas guardadas em um dos cômodos da casa. Na semana passada, um outro caso também havia sido divulgado pelos agentes.

Diante do número crescente de ocorrências envolvendo esses animais, o Corpo de Bombeiros emitiu um alerta durante participação no programa Frequência Democrática, na rádio Vilabela FM, para que os devidos cuidados sejam tomados.

Entre os fatores que têm contribuído para o surgimento das serpentes está a invasão de áreas de mata provocada por construções residenciais; o acumulo de lixo que provoca o aparecimento de roedores que são presas para as serpentes; e a destruição do habitat das cobras pela intervenção do homem; é o que afirma o subintendente do Corpo de Bombeiros, Major Wamberg.

Orientações

Segundo o Major, ao nos depararmos com um desses animais, não devemos mata-lo, tendo em vista a sua importância na dinâmica da manutenção do ecossistema. Ao surgir uma cobra em sua residência a orientação é realizar o isolamento do local, se possível, para que o animal não escape e acionar o serviço de emergência para realização da captura e posterior soltura em seu habitat natural.

O subintendente também recomenda que a área ao redor da residência esteja sempre capinada para manter os animais longe. Além disso, não acumular entulhos e fechar frestas e espaços em portas, janelas e paredes também podem ajudar nas medidas de prevenção.

Em todo caso, caso você esteja realizando a limpeza de algum terreno ou quintal com entulhos e pedras, prefira sempre a utilização de um bastão para não ter o contato direto com as superfícies e evitar picadas de animais peçonhentos.

Na maioria das vezes, segundo explica Wamberg, a conduta do animal é de defesa e não ataque. Entretanto, em caso de ataque a dica é manter a calma e procurar atendimento médico o mais rápido possível. Identificar o tipo de serpente ou tirar foto para identificação da espécie na unidade hospitalar é uma ótima dica e pode ser fundamental para que a aplicação do soro antiofídico seja ainda mais eficaz.

Em caso de perigo envolvendo animais peçonhentos, ligue para o número de emergência 193 ou para o telefone da Seção do Corpo de Bombeiros em Serra Talhada: (87) 3831-9382.

 

 

Deixe seu comentário