REGIONAL

Del Feliz é presença confirmada da Festa de Gonzagão

Do dia 13 ao dia 16 de dezembro de 2024, forrozeiros de todo Brasil se reúnem em Exu-PE, terra natal do Rei do Baião, para comemorar o seu aniversário. O Festival Viva Gonzagão – 112 anos de Luiz Gonzaga está estrelado, entre as estrelas do elenco, está o forrozeiro baiano Del Feliz, um dos maiores expoentes da cultura gonzagueana e todo o país. Del Feliz é cantor, compositor e apresentador, natural de Barreiros, Riachão do Jacuípe, Bahia. Conhecido como o “embaixador do forró” sua música costuma levantar reflexões e trazer mensagens de esperança. Influenciado pela sua mãe, Dona Nicinha, cantadora de reisado e samba, e pelos tios, todos músicos e sambadores, Del despertou desde cedo a paixão pela música e pelas manifestações culturais nordestinas, se tornando um dos mais jovens escritores de Cordel da Bahia, aos 11 anos de idade.

Arrimo de família, ele teve dezenas de experiências profissionais. Foi feirante, ajudante de pedreiro, pintor, faxineiro, diarista, camelô, radialista, fotógrafo, entre tantas outras profissões. Começou sua carreira musical tocando percussão e depois veio a cantar na noite, principalmente em Feira de Santana e Salvador, escola que considera importante para sua formação como artista.

Com 22 anos de carreira, 22 CDs e 3 DVDs lançados, Del Feliz destaca em seu trabalho o São João da Bahia e do Brasil, além da importância do Nordeste na formação da identidade cultural do país.

Foi o padrinho nacional da campanha de Registro do Forró como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil, título que recebeu ao lado de D. Joana Alves, no dia 13 de dezembro de 2021. Del continua, com o mesmo empenho, na busca do reconhecimento do forró como patrimônio da humanidade.

“É uma Alegria imensa poder fazer parte dessa festa, porque toda homenagem a Luiz Gonzaga é bem-vinda.Cantar em Exu nesse lugar sagrado é mágico, estar ao lado de tantos amigos e parceiros, que são representantes do forro é motivo de muita alegria. Estou contando as horas e tenho certeza de que vai ser uma celebração muito bonita”, disse o artista.

Na programação do Festival Viva Gonzagão – 112 anos de Luiz Gonzaga, além de Del Feliz, estão nomes históricos do forró como Jurandy da Feira, Flávio Leandro, Targino Gondim, Mestre Gennaro, e nomes da nova geração como Henrique Brandão, Fulô de Mandacaru, Chambinho do Acordeon e Andrezza Formiga.

 

O Festival Viva Gonzagão – 112 anos de Luiz Gonzaga tem a realização do Ministério da Cultural e Governo Federal, patrocínio do Banco do Nordeste, Produção da Associação Serra Cultural, apoio do Museu de Gonzagão, Ong Parque Aza Branca e Governo do Estado de Pernambuco.