Dia Mundial de Conscientização do Autismo: saiba como obter carteira que dá prioridade de atendimento em serviços públicos estaduais
Para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, nesse domingo (2), o governo de Pernambuco abriu o cadastro para solicitar a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), documento que garante atendimento prioritário em serviços públicos estaduais.
Emitida gratuitamente e com validade de cinco anos, essa carteira dá prioridade em serviços de saúde, educação e assistência social de pessoas com autismo, sendo aceita em todo o estado, de acordo com o governo de Pernambuco.
Para solicitar esse documento, é necessário se cadastrar no site da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas. Após clicar na opção “Carteira da Pessoa com Autismo”, é preciso preencher um formulário com as seguintes informações:
- Nome, CPF, RG, endereço, data de nascimento e tipo sanguíneo do beneficiário;
- Nome, CPF, RG, endereço, telefone e e-mail do responsável pelo beneficiário;
Além disso, é preciso anexar alguns documentos digitalizados. São eles:
- Comprovante de residência, RG, CPF e foto do beneficiário;
- Laudo médico;
- RG e CPF do responsável pelo beneficiário.
No site, também é possível escolher o local de retirada da carteira. Entre as opções disponíveis, está a sede da Secretaria Executiva de Segmentos Sociais (Seses), que fica na Avenida Conde da Boa Vista, 1410, 4º andar, no Centro do Recife.
Via G1 Caruaru