Dose única: veja como será a distribuição da vacina da Janssen em cidades de Pernambuco

0
0

Pernambuco vai receber 118.600 doses da vacina da Janssen, farmacêutica da Johnson & Johnson, contra a covid-19. O imunizante é de dose única.

Conforme anunciado pelo Governo de Pernambuco na quinta-feira (10), Recife, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada receberão as doses.

A capital porque está na orientação do Ministério da Saúde para receber, já que as 3 milhões de vacinas da Janssen para o Brasil chegarão ao país perto do prazo final de validade. Com isso, é necessária uma operação ágil para assegurar a aplicação no tempo correto. Nas capitais dos estados, a logística é mais fácil de ser viabilizada.

Além do Recife, o Governo de Pernambuco decidiu estender o envio de doses da vacina da Janssen para cinco cidades do interior que estão em patamares altos de contaminação da covid-19.

Como se trata de uma vacina de dose única, a expectativa é avançar na vacinação nessas cidades para tentar frear o aumento de casos.

Segundo a publicação oficial, ficou pactuada a “distribuição proporcional à população dos municípios de Recife, Arcoverde, Caruaru, Garanhuns e Afogados da Ingazeira para a população adulta por faixa etária (40 a 49 anos)”.

Para o Recife, as doses vão contemplar 6,5% da população de 18 a 59 anos. Já em Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada chegarão a 18,6% da faixa de idade de 18 a 59 anos.

Ao todo, Recife receberá 59.295 doses para vacinar pelo menos 56.471 pessoas, levando em conta a possibilidade de 5% de eventual perda.

Caruaru receberá o maior contingente da Janssen no interior com 30.935 doses. Garanhuns terá 11.765 doses, Arcoverde receberá 6.770 e Afogados da Ingazeira, 3.425. Já Serra Talhada terá 6.410 doses da vacina de dose única.

Na quinta, o governador Paulo Câmara acrescentou que, por serem de grande porte, essas cidades têm “plenas condições de manejar as vacinas dentro do prazo de validade curto necessário à sua aplicação”. Paulo ainda agradeceu “a compreensão das demais prefeituras”. “A velocidade da pandemia no nosso Estado não obedece a um critério uniforme. Por isso, pactuamos com os municípios uma estratégia diferente para a distribuição da vacina da Janssen. Esse é mais um anúncio importante na nossa luta contra o novo coronavírus”, disse o governador quinta.

Do Blog do Jamildo