PernambucoPolíticaSerra Talhada

Em entrevista ao DP, Márcia Conrado detalha desafios à frente da Amupe e da Prefeitura de Serra Talhada

Eleita há pouco mais de um mês para a presidência da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), conta na agenda com mais de quatro encontros com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A boa relação com o chefe do Palácio do Planalto, segundo ela, tem norteado conversas em torno de um plano com propostas para o desenvolvimento dos municípios pernambucanos.
Márcia assumiu o comando da Amupe no último mês de fevereiro após ter sido eleita por unanimidade em votação por aclamação. A petista irá liderar a associação no biênio 2023-2024 em gestão compartilhada com o prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (PSD). A meta é garantir a continuidade no estado dos projetos deixados pelo ex-presidente José Patriota (PSB), detalhou, em entrevista exclusiva ao repórter Luis Boaventura, do Diario de Pernambuco.
História
“Muita gente pensa que ‘surgi do nada’ na política, mas venho de uma família política, que tem um legado, principalmente quando se trata de servir à população de Serra Talhada. Meu tio-avô Luís Lorena foi prefeito por três mandatos; meu avô Cristóvão Conrado foi vice-prefeito; meu pai foi vereador por três mandatos, e minha mãe, atualmente, exerce o segundo mandato como vereadora. Então sempre vivi no meio político e isso foi um fator preponderante para que eu entendesse as necessidades da população.”
Pioneirismo
“Apesar de nunca ter sonhado em ser prefeita, encarei essa missão dada por Deus, através do povo da minha terra, que me deu uma votação histórica, com mais de 60% dos votos. Entendo ainda a responsabilidade em ser a primeira prefeita mulher eleita prefeita em uma cidade de Lampião, onde prevalece a figura do homem, em abrir portas e mostrar que o lugar onde se discute as políticas públicas podem ser ocupados por outras mulheres.”
Consenso
“O processo de escolha para a presidência da Amupe foi amistoso, organizado pelo ex-presidente Patriota. Assim, entramos em um consenso no qual assumo a presidência no primeiro ano, e Marcelo Gouveia, no ano seguinte, uma gestão compartilhada. […] Várias pessoas colocaram seus nomes à disposição, […] mas para dar continuidade ao trabalho na Amupe seria importante que não houvesse um bate-chapa porque isso poderia gerar rachamentos e discussões.”
Marcha dos Prefeitos
“A 24ª edição da Marcha dos Prefeitos superou todas as expectativas. Foi a maior delegação de Pernambuco na história. Conseguimos levar mais de 720 pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários. […] Além de dialogar, trouxemos muitas medidas positivas, como a prorrogação do prazo da Nova Lei de Licitação, que entraria em vigor nesta sexta-feira (7).
 
Através de um estudo percebemos que menos de 20% dos municípios brasileiros estão adequados às exigências da lei, então conseguimos prorrogar o prazo para março do próximo ano, assim como a liberação das emendas especiais dos deputados federais.
 
Não é o correto, mas a gente sabe que muitas prefeituras sobrevivem e colocaram em prática suas políticas públicas com as emendas que recebem dos seus deputados federais, então, a liberação desses recursos, sem sombra de dúvida, é um fator muito importante para que o município coloque em prática tudo o que deseja.
 
A marcha também é responsável por um grande desenvolvimento regional. Aqui, em Pernambuco, quando vemos os nossos prefeitos batendo na porta de seus deputados federais, na porta dos ministros, e conseguindo novos projetos, novas liberações de recursos… Isso tudo proporciona um grande desenvolvimento para o estado de Pernambuco.
 
Eu acho que quando a gente une as forças de todos os poderes, vencemos barreiras – que não são poucas em cada município.”
Projetos
“Inauguramos a primeira creche da zona rural de Serra Talhada no último mês. Acho que a gente tem que potencializar para que todas as crianças, independentemente da localidade em que elas morem, tenham a mesma atenção necessária, porque é a partir de nossas crianças que teremos um futuro melhor. Mês passado, inauguramos o primeiro centro municipal de educação infantil.
 
A gente está com o maior projeto de pavimentação de ruas de Serra Talhada. São quase R$ 20 milhões sendo investidos, assim como nas áreas da saúde e de meio ambiente.
 
A necessidade do povo não tem hora, não tem dia. E para isso a gente tem que estar atento. Eu tenho inúmeros problemas com essas chuvas… A gente encontra uma necessidade gigante de fazer uma grande operação de recuperação, operação que chamamos Tapa-Buraco. Agora, já está investido mais de R$ 1 milhão nessa operação.
 
Eu digo que quando a gente tá junto do povo erramos menos porque a gente sai do nosso conforto. A gente sai de uma sala com ar-condicionado e vai para o sol, olhar no olho de cada homem e sentir as necessidades das pessoas, para a partir dessa empatia, procurar soluções.”
Reeleição
“Sou candidata à reeleição porque ainda tenho muitos planos para minha amada terra. E tenho certeza que, junto com nossos deputados estaduais e federais, e o nosso presidente, sei que vamos conquistar muitos projetos para beneficiar os cidadãos.”
Raquel Lyra
“Apoiei Raquel no segundo turno por acreditar no projeto dela. Tive a oportunidade de conhecê-la quando era prefeita de Caruaru. Assim que me elegi, pedi para fazer uma visita e conhecer as experiências exitosas que fez em Caruaru, então ela sempre foi inspiração enquanto prefeita. Mas, ao mesmo tempo, também quero dizer que tenho um partido, o Partido dos Trabalhadores (PT), ao qual me sinto muito honrada em participar.

Então, para apoiar Raquel, eu pedi autorização de Doriel Barros, que é o nosso presidente estadual. Ele e todos a quem perguntei entenderam e permitiram com que eu apoiasse e trabalhasse muito para que Raquel fosse eleita. Acredito nas ideologias do meu partido. Sou muito bem acomodada nele e não tenho intenção nenhuma de sair do meu PT.”

Deixe seu comentário