NotíciasSaúdeSerra Talhada

ENTREVISTA: Rosa Elisa Pasciucco fala sobre importância da prática da atividade física para melhorar a saúde física e mental

O Janeiro Branco é uma campanha que tem o objetivo de chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições. Vale ressaltar que o lema da campanha Janeiro branco deste ano é: “O Mundo pede saúde mental”.

Devido aos tempos difíceis ao qual estamos passando (desde o início da pandemia da Covid 19), não só a reflexão sobre os assuntos que perturbam a mente como ansiedade e depressão é fundamental, mas aprendermos a lançar mão de estratégias que nos façam sentirmos melhores e com mais qualidade de vida é fundamental. Isso mostra que as pessoas precisam começar a cuidar dos aspectos mentais e emocionais da sua vida, e a atividade física é uma boa saída para ajudar nesses sintomas. Mas, a atividade física não cuida só da saúde física do nosso corpo; ela age também na nossa saúde mental, além de trazer a sensação de bem-estar que todos nós buscamos.

Sendo assim é incontestável os benefícios do exercício físico sobre os diferentes sistemas corporais, inclusive para melhorar a saúde mental. O exercício físico feito com frequência pode ter um impacto profundamente positivo na depressão, na ansiedade, no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, dentre outros. Também alivia o estresse, melhora a memória e o estado de humor e ajuda a dormir melhor.

O Profissional de Educação Física é, sem dúvidas, essencial não só no tratamento, mas principalmente na prevenção dos transtornos mentais. Por isso, a Profissional de Educação Física Rosa Elisa Pasciucco que trabalha na saúde no Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas esteve na Rádio Vilabela nesta quinta (13), para explicar melhor a função e a importância da prática da atividade física para melhorar a saúde física e mental. Confira a entrevista na íntegra no vídeo abaixo:

SERVIÇO

EVENTO: Roda de Conversa na FIS falando sobre a sua experiência como profissional de Educação Física em hospital.
DATA: Terça-feira, dia 18 de janeiro.
HORA: 17 às 19 horas.
LOCAL: FIS – Faculdade de Integração do Sertão.

 

 

Deixe seu comentário