EntrevistaSaúdeSerra Talhada

Especialista em Reumatismo fala sobre doença e o tratamento adequado; entenda

 

Nesta sexta-feira (10) no programa A voz da Notícia, o comunicador Anderson Tennens convidou o serra-talhadense e especialista, Dr. Belchior Thiago, para falar sobre sintomas do reumatismo e o tratamento adequado para essa doença. O reumatismo é um grupo de enfermidades que causa dor e/ou inflamação nas articulações, além de uma série de outros sintomas. As doenças reumáticas atacam também os ligamentos, os tendões e os músculos. O termo é utilizado para designar mais de 200 patologias, entre elas, a artrite, a artrose e a fibromialgia.

“Embora tais enfermidades sejam comuns em idosos, elas podem acometer pessoas de qualquer idade. A dor provocada pelas doenças reumáticas nem sempre está relacionada à inflamação nas articulações. A artrose, por exemplo, é caracterizada pelo desgaste da cartilagem. Já a fibromialgia atinge principalmente a musculatura”, esclareceu ele.

O reumatismo afeta regiões como mãos, joelhos, tornozelos, quadris, colunas cervical e lombar. No entanto, a depender do tipo de patologia, até mesmo os ossos e os órgãos são atingidos, como os rins, o coração e o cérebro. O lúpus, por exemplo, é uma doença reumática autoimune que ataca os tecidos saudáveis do corpo humano.

Os sintomas de reumatismo variam de acordo com o tipo de enfermidade reumática diagnosticada em cada paciente. Saiba, agora, quais são os principais!

Dor

dor está entre os sintomas de reumatismo mais comuns, sendo ocasionada especialmente pela inflamação nas articulações. Ela costuma durar por mais de seis semanas e atrapalha bastante as atividades do dia a dia, ainda que o indivíduo não precise se movimentar para realizá-las.

Esticar os braços, movimentar o ombro ou qualquer outra parte do corpo afetada se torna bastante complicado. Além das articulações, há pacientes que sentem dores musculares. Esse é o principal indício de fibromialgia, que provoca também cansaço, ansiedade, alterações no sono, problemas intestinais e até depressão.

Calor, vermelhidão e inchaço nas articulações

Tais sintomas também são decorrentes do processo inflamatório gerado pela doença reumática. Aliás, a inflamação surge porque uma membrana que cobre o interior das articulações produz uma substância, a qual fica armazenada na região.

Dificuldade para se movimentar ao despertar

O acúmulo de líquido inflamatório nas articulações tende a aumentar quando o paciente deixa de se exercitar. Isso acontece principalmente nos momentos de descanso, como durante uma noite de sono. Por esse motivo, a dor intensifica, a região torna-se mais rígida e fica mais difícil se mover ao acordar pela manhã.

Febre, cansaço e perda de peso

A inflamação articular ou o ataque ao sistema imunológico provocado pelas doenças reumáticas pode gerar, ainda, fadiga, febre e perda de peso. Como esses também são sintomas de outras enfermidades, é preciso associá-los a outros sinais, a fim de identificar a origem.

Lesões na pele e comprometimento de outros órgãos

Os sintomas de reumatismo envolvem até mesmo o aparecimento de lesões na pele e o comprometimento de órgãos internos, como o coração e os rins. Como vimos, o lúpus ataca o sistema imunológico e causa danos aos tecidos saudáveis. São observadas também dores nas articulações, cansaço, febre e fotossensibilidade. A doença não tem cura, mas existe tratamento disponível.

Com base nos sintomas relatados pelo paciente, haverá solicitação de exames específicos para confirmar o diagnóstico. Após essa etapa, será necessário seguir com o tratamento, que varia conforme o tipo de doença reumática”, disse Dr. Belchior.

Deixe seu comentário