Carnaval 2023CulturaNotíciasSerra Talhada

Grupo de Xaxado “Cabras de Lampião” vai representar Serra Talhada desfilando na escola de Samba Mancha Verde em São Paulo

 

A cultura popular de Serra Talhada será representada em 2023 por duas escolas de samba da elite do carnaval de São Paulo e do Rio de Janeiro. As escolas de samba Mancha Verde e Imperatriz Leopoldinense escolheram o tema xaxado e cangaço sertanejo, uma viagem às culturas e tradições do sertão pernambucano para apresentação.

A escola paulista Mancha Verde desfilará com o samba-enredo “Oxente! Sou Xaxado, sou Nordeste, sou Brasil”, com base na origem do xaxado, dança popular da nossa região, praticada pelos cangaceiros para comemorar suas vitórias, transformada atualmente em expressão da história e da cultura nordestina.Alguns trechos que serão inspirados no desfile são:  “Eu nasci em Vila Bella, Entre carcarás, calangos e tatus, Originalmente, valente, À Serra Talhada, eu faço jus” e “Eu sou do tempo do cangaço, Herança de Lampião, Onomatopeia de um passo, Tirado das sandálias ao tocar no chão, Num chiado sutil e ritmado, Que logo ganhou adesão”.

Em depoimento ao Frequência Democrática da rádio Vilabela FM a líder do grupo e Presidente do Museu do Cangaço, Cleonice Maria, expressou sua satisfação.

“Carnaval é uma festa reconhecida mundialmente e o nosso grupo desfilar numa escola de samba desse porte que a gente sabe que é uma vitrine para o mundo é uma grande satisfação. Então, ganha os cabras de Lampião, ganha Serra Talhada, ganha a região e ganha todo o Nordeste. Nós estamos muito felizes pelo convite que a escola fez pra o nosso grupo e estaremos lá no dia 18 de Fevereiro”, disse ela.

A escola Imperatriz Leopoldinense desfilará com o samba-enredo “O aperreio do cabra que o excomungado tratou com má-querença e o santíssimo não deu guarida”, inspirado nos cordéis “A Chegada de Lampião no Inferno” e “O grande debate que teve Lampião com São Pedro”, de José Pacheco. O desfile abordará o cenário do cangaço e a figura de Lampião.

Deixe seu comentário