EXCLUSIVO: Secretária de Saúde de Serra Talhada chora ao relembrar vítimas da Covid e anuncia combate
A secretária de Saúde de Serra Talhada Lisbeth Lima chorou durante coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (22), na sede da Secretaria de Saúde de Serra Talhada. A coletiva tratou sobre os casos de Covid-19, campanha de vacinação, vacinação itinerante e Passaporte de Vacina. No momento em que falava sobre as perdas de vidas na pandemia e a importância de convencer outros pessoas a se vacinarem, Lisbeth Lima se emocionou, como pode ser visto no vídeo abaixo:
AÇÕES DE COMBATE
Diante do aumento de casos e da taxa de transmissão do novo coronavírus nas últimas semanas, a Prefeitura de Serra Talhada anunciou medidas necessárias para incentivar a vacinação das pessoas que ainda não se vacinaram ou não completaram o esquema vacinal contra a Covid-19.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a partir de hoje (22/11) será implantada a vacinação itinerante em todo o município.
PASSAPORTE DE VACINA
Outra medida anunciada é o Passaporte de Vacina Serra Talhada, que começará a ser exigido nos ambientes fechados públicos e privados, a exemplo das repartições públicas, agências bancárias, lojas, bares, restaurantes e eventos sociais, de acordo com a Lei Nº 1.852, de 21 de setembro de 2021.
A medida já começa a valer na segunda-feira (22) para acesso às repartições públicas municipais. Quanto aos estabelecimentos privados, será feito um trabalho educativo de 22 a 30 de novembro. Após esse período o passaporte será obrigatório em todos os locais fechados.
PENALIDADES
De acordo com a Lei Nº 1.852, são previstas diversas penalidades para as pessoas que se recusam à vacinação contra a Covid-19: proibição de se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles, junto ao Município de Serra Talhada; proibição de receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas junto ao Município de Serra Talhada ou que exerçam serviço público delegado; proibição de participar de concorrência pública ou administrativa junto ao Município de Serra Talhada, ou das respectivas autarquias; proibição de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo Município de Serra Talhada; e proibição de praticar qualquer ato na estrutura municipal, para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda; proibição de acesso a ambientes fechados públicos e privados.