Piso salarial: “Fazer educação vai para além de salários”, disse Márcia Conrado em entrevista
A declaração “Fazer educação vai para além de salários”, foi da prefeita Márcia Conrado no programa A Voz da Notícia com Anderson Tennens nesta segunda-feira (17).
Diante da situação, ela justificou sua fala que investimentos necessários estão sendo aplicados na educação: “Entendemos a necessidade de todos e sou a favor da igualdade. Mas, não posso fechar os olhos para as escolas da zona rural, para reforma de tantos prédios como por exemplo, o Cônego Torres. Creches estão sendo implantadas na zona rural, coisa nunca vista na história de Serra Talhada. Então assim, o que estiver ao alcance do município vamos fazer, meu desejo é contemplar todas as categorias desde o auxiliar de cozinha ou professor pois todos fazem um belo trabalho com nossas crianças”.
Em pauta, ela ainda destacou que toda negociação seja feita de forma justa, o professor merece ter um salário digno no entanto as crianças também precisam de um ambiente adequado para aprender.
Segundo o levantamento da AMUPE, dos 44 municípios do sertão pernambucano apenas 4 municípios conseguem reajustar o piso salarial dentro da legalidade. Na última quarta-feira (12), foi realizada ua reunião com os Sindicatos dos Trabalhadores em Educação de Serra Talhada (Sintest) e a gestão apresentou o quadro econômico financeiro municipal, especialmente o fato de que a promoção do rateio de 2021 e a concessão de 25% de reajuste ao magistério em 2022 elevou os gastos de pessoal do município, que atualmente corresponde a 59% da Receita Corrente Líquida. O percentual máximo é de 54%.
Apesar das ações tomadas para equalização do índice, a gestão municipal se vê impedida, pelo inciso I, do parágrafo único, do art. 22, da Lei de Responsabilidade Fiscal (101/2000), de promover qualquer medida que preveja aumento de despesa com pessoal. Na reunião, o vice-prefeito, Márcio Oliveir, explicou que a recomendação do Ministério Público Estadual impõe várias restrições administrativas, dentre elas a redução de despesa com pessoal ao percentual da LRF.